Questões frequentes
Olá! Bem-vindo à nossa página relacionada com as questões frequentes da UC Student. Consulte as perguntas/respostas e veja se encontra resposta à dúvida/dificuldade que o levou a visitar esta página.
Acessos e autenticação
Na UC Student, a possibilidade de registo não existe por não haver essa necessidade.
Para aceder, deverá utilizar o acesso institucional já existente.
Saiba mais na nossa página acessos e autenticação.
Nesse caso siga, por favor, os seguintes passos:
- Confirme se o acesso institucional está válido, poderá efetuar o teste (login com sucesso) através do link apps.uc.pt;
- Caso o acesso esteja válido, tente novamente a autenticação na UC Student;
- Caso o acesso não esteja válido, desencadeie, no supracitado link, o processo de recuperação de password.
Caso as dificuldades se mantenham, por favor, contacte o nosso suporte.
Saiba mais na nossa página acessos e autenticação.
Sistemas operativos e navegadores
Caso sejam versões atualizadas, deverá recorrer a um computador com o Windows ou MacOS e utilizar o Chrome ou Edge.
Comece por atualizar o seu navegador. A maioria dos navegadores permite identificar a versão que tem instalada e fazer uma atualização (se disponível), de forma simples e rápida, através do menu de ajuda.
Em alternativa, visite https://browsehappy.com, onde pode obter o link direto para as versões mais recentes dos navegadores mais populares.
Não. A possibilidade de optar pelo tipo de partilha é uma funcionalidade do próprio navegador e no caso do Safari não é disponibilizada. Por esse motivo, caso opte por fazer a partilha do ecrã poderá fazê-lo mas sempre em ecrã inteiro.
Imagem, vídeo e áudio
Nesse caso, verifique, no navegador, se a UC Student tem permissões para utilização do microfone e câmara do dispositivo. Caso tenha permissões, tente o seguinte:
- Faça atualização (refresh) da página e tente novamente;
- Verifique se a versão do navegador está a utilizar é a mais atualizada;
- Acedendo à página do fabricante do seu dispositivo, faça o download dos drivers mais recentes da câmara e microfone.
Na eventualidade das dificuldades persistirem, por favor, contacte o nosso suporte.
Verifique, por favor, se não tem a Zoom, Teams, ou plataforma semelhante em utilização. Caso tenha, encerre da aplicação em questão e o separador onde tem a UC Student. Tente novamente o acesso à UC Student e verifique se já consegue ligar a câmara e microfone.
Caso o problema persista, por favor, contacte o nosso suporte.
Tente, nas "opções de desempenho", reduzir a qualidade de vídeo dos participantes. Adicionalmente, caso tenha o modo HD ativado, tente desativar. Caso o sugerido não resolva, se possível, tente estabelecer a sua ligação à internet por cabo (caso não o esteja a fazer) em vez de estabelecer por wireless.
Se, seguindo os procedimentos descritos, as dificuldades sentidas persistirem, por favor, contacte o nosso suporte.
Não deixe também de consultar o nosso tutorial configurar opções de desempenho.
Dados académicos
Entre a UC Student e o Nónio, existe um mecanismo de sincronização que tem lugar 3 vezes por dia, por esse motivo, aguarde, uma vez que poderá ainda não ter ocorrido a sincronização. Caso haja grande desfasamento, por favor, contacte o nosso suporte.
Saiba mais na nossa página UC Student e NONIO.
Verifique se essa informação já consta na InforEstudante. Caso não conste, deverá aguardar que os serviços académicos façam essa atualização. Caso conste, por favor, contacte o nosso suporte.
Saiba mais na nossa página UC Student e NONIO.
Salas pessoais, de aula e exames
Nesse caso, deverá aguardar que o docente abra a sala de aula.
Depois de se certificar que está a inserir o ID correto, siga, por favor, os seguintes passos:
- Logout da plataforma;
- Reinicie o navegador;
- Volte a fazer login;
- Tente novamente entrar no exame com o ID fornecido.
Se o procedimento descrito não resolver assista por favor, ao tutorial disponível em https://youtu.be/_rC1-jGSahQ e siga os passos recomendados para forçar a atualização da aplicação.
Sim, os alunos não inscritos poderão participar em qualquer aula via UC Student, caso saibam o ID da sala e o docente autorize a sua entrada.
Ao entrar na antecâmara da sala, em baixo do ID da sala, tem a opção "Personalizar", bastará selecionar e alterar o ID.
Não. Para que qualquer pessoa aceda, terá sempre que abrir primeiro a sala e posteriormente, contando que não tenha definida a admissão automática de pessoas, terá que autorizar, ou não, o acesso de qualquer pessoa que tente entrar.
Saiba mais em Configurações de salas pessoais.
Barra de ferramentas
Isso significa que o responsável da sala o impediu de ligar quer a câmara quer o microfone.
Significa que o responsável pela sessão lhe retirou essa permissão.
Significa que o responsável da sala recusou esse pedido.
Assiduidade
Não. Somente o docente poderá fazer esse registo.
Os estudantes que assistam a uma aula que tem lugar via UC Student ficam com a presença registada automaticamente. Neste caso, nem os docentes nem os estudantes precisam de realizar qualquer registo.
Se a aula não estiver a ser lecionada via UC Teacher/UC Student, os estudantes devem realizar o seu registo de assiduidade na UC Student.
Este registo é permitido durante o horário previsto da aula e sem necessidade da sala virtual ter sido aberta.
Os estudantes podem realizar o registo de presença durante o horário regulamentar da aula. Os estudantes que encontrem discrepâncias no registo de assiduidade, fora do período em que lhes é permitida a edição, devem solicitar a correção ao docente dessa turma.
Sim. Tanto os docentes como os estudantes podem fazer o registo de assiduidade nestas aplicações, mesmo com a sala de aula virtual fechada.
Canais
Sim. Durante a aula virtual (caso todos os participantes estejam definidos como oradores) os estudantes poderão comunicar entre si.
No caso de imagens e vídeos, os mesmos poderão ser pre-visualizados no chat, os restantes poderão ser descarregados.
Exames
Sim. Para aceder a uma sala de exame é necessário conhecer o ID da mesma que deverá ser comunicado pelo docente.
Isso significa que o docente ainda não abriu a sala. Neste caso, deverá aguardar que tal aconteça.
Nesse caso, deverá eliminar o ficheiro errado e fazer o upload do ficheiro correto. Enquanto decorrer o exame poderá adicionar e eliminar os ficheiros as vezes que forem necessárias.
Para saber mais, assista ao nosso tutorial como aceder ao enunciado de um exame, associar ficheiro com respostas e alterar ficheiro de respostas.
Sim. Desde que o acesso institucional exista, do ponto de vista funcional, não haverá problema.
UC Plugin
Para adicionar nova fonte, o responsável da sala terá que gerar o código que terá que ser colocado no dispositivo a adicionar à sessão.
Caso o dispositivo não seja controlado pelo responsável da sala, o mesmo terá que partilhar o código gerado ou, em alternativa, dar permissões ao dono desse dispositivo para que ele próprio possa gerar o código.
Saiba mais na nossa página UC Plugin.
Não. Esse dispositivo só poderá ser utilizado como fonte de áudio e vídeo.
Saiba mais na nossa página UC Plugin.
Em contexto de sala de aula e exame, os docentes e os estudantes a quem os docentes derem permissões para tal. Nas salas pessoais, o seu dono ou a quem este der permissão.
Saiba mais na nossa página UC Plugin.
Em todos os dispositivos que tenham um navegador recomendado e atualizado.
Saiba mais na nossa página UC Plugin.
Qualquer pessoa com um equipamento com Internet, um navegador recomendado e atualizado e um código válido. O acesso poderá ser feito mesmo que não tenha uma conta de e-mail da Universidade de Coimbra.
Saiba mais na nossa página UC Plugin.
Se o dispositivo (telemóvel, tablet, computador) usado para transmitir via UC Plugin tiver mais do que uma câmara, poderá alternar entre as câmaras. Para o fazer, desligue a câmara atual. Ao ligar a câmara novamente, poderá escolher a câmara a utilizar.
Saiba mais na nossa página UC Plugin.
Não encontrou resposta às suas questões?
Por favor, não hesite, contacte o nosso suporte.