Questões frequentes
Bem-vindo à nossa página relacionada com as questões frequentes da UC Meetings. Consulte as perguntas/respostas e veja se encontra resposta à dúvida/dificuldade que o levou a visitar esta página.
Acessos e autenticação
Na UC Meetings a possibilidade de registo não existe por não haver essa necessidade. Para aceder, deverá utilizar o acesso institucional já existente ou entrar na qualidade de convidado.
Saiba mais na nossa página acessos e autenticação.
Nesse caso estará a tentar a autenticação com recurso ao acesso institucional, assim sendo, siga, por favor, os seguintes passos:
- Confirme se o acesso institucional está válido, poderá efetuar o teste (login com sucesso) através do link apps.uc.pt;
- Caso o acesso esteja válido tente novamente o acesso à UC Teacher;
- Caso o acesso não esteja válido desencadeie, no supracitado link, o processo de recuperação de password.
Se, depois de seguir os procedimentos descritos, as dificuldades se mantenham, por favor, contacte o nosso suporte.
Saiba mais na nossa página acessos e autenticação.
Sistemas operativos e navegadores
Caso sejam versões atualizadas, deverá recorrer a um computador com o Windows ou MacOS e utilizar o Chrome ou Edge.
Comece por atualizar o seu navegador. A maioria dos navegadores permite identificar a versão que tem instalada e fazer uma atualização (se disponível), de forma simples e rápida, através do menu de ajuda. Em alternativa, visite https://browsehappy.com, onde pode obter o link direto para as versões mais recentes dos navegadores mais populares.
Não. A possibilidade de optar pelo tipo de partilha é uma funcionalidade do próprio navegador e no caso do Safari não é disponibilizada. Por esse motivo, caso opte por fazer a partilha do ecrã poderá fazê-lo mas sempre em ecrã inteiro.
Imagem, vídeo e áudio
Nesse caso verifique, no navegador, se a UC Teacher tem permissões para utilização do microfone e câmara do dispositivo. Caso tenha permissões, tente, por favor, o seguinte:
- Faça atualização (refresh) da página e tente novamente;
- Verifique se a versão do navegador que está a utilizar é a mais atualizada;
- Acendendo à página do fabricante do seu dispositivo, faça o download dos drivers mais recentes da câmara e microfone.
Caso as dificuldades persistam, por favor, contacte o nosso suporte.
Tente, nas "opções de desempenho", reduzir a qualidade de vídeo dos participantes, adicionalmente, caso tenha o modo HD ativado, tente desativar. Caso o sugerido não resolva, se possível, tente estabelecer a sua ligação à internet por cabo (caso não o esteja a fazer) em vez de estabelecer por wireless.
Se, seguindo os procedimentos descritos, as dificuldades sentidas persistirem, por favor, contacte o nosso suporte.
Não deixe também de consultar o nosso tutorial configurar opções de desempenho disponível no site da UC Teacher.
Gravações
A atual política de retenção faz com que consiga visualizar os vídeos que sejam eliminados durante um período de tempo. Ainda assim, esse acesso, é apenas possível para a pessoa que criou o vídeo.
Não deixe também de consultar a nossa página Gravações.
Isso significa que, ainda dentro da mesma sessão, o vídeo foi colocado em pausa. Deverá ir à sala onde está a decorrer a gravação e selecionar "parar".
Não deixe também de consultar a nossa página Gravações.
Para apagar uma gravação deverá aceder ao ficheiro em questão e, do lado direito da tela, em linha com o título da gravação selecionar "..." e eliminar.
Veja, no site da UC Teacher, o nosso tutorial como fazer download, eliminar e definir permissões de uma gravação.
Não. A pausa do vídeo será válida para a sessão em curso. Caso saia da sala e volte a entrar já não será possível dar continuidade à gravação, será apenas possível fazer a sua compilação ou eliminar.
Não deixe também de consultar a nossa página Gravações.
Sim. Poderá alterar os metadados de todos os capítulos, com exceção, do capítulo cuja gravação possa estar a decorrer.
Veja, no site da UC Teacher, o nosso tutorial editar metadados e iniciar compilação de gravação.
Não. Após compilação do vídeo já não há possibilidade de editar.
Não deixe também de consultar a nossa página Gravações.
Terá que alterar a visibilidade do vídeo, passando-o de privado, para público, nesse momento ficará disponível o link para partilha.
Veja, no site da UC Teacher, o nosso tutorial como fazer download, eliminar e definir permissões de uma gravação.
UC Plugin
Para adicionar nova fonte, o responsável da sala terá que gerar o código que terá que ser colocado no dispositivo a adicionar à sessão. Caso o dispositivo não seja controlado pelo responsável da sala, o mesmo, terá que partilhar o código gerado ou, em alternativa, dar permissões ao dono desse dispositivo para que ele próprio possa gerar o código.
Não. Esse dispositivo só poderá ser utilizado como fonte de áudio e vídeo.
O código é válido durante 15 minutos.
Caso isso aconteça deverá ser gerado um novo código.
Em contexto de sala de aula e exame, os docentes e os estudantes a quem os docentes derem permissões para tal. Nas salas pessoais, o seu dono ou a quem este der permissão.
Sim, para cada novo dispositivo deverá gerar um novo código.
Em todos os dispositivos que tenham um navegador recomendado e atualizado.
Qualquer pessoa com um equipamento com Internet, um navegador recomendado e atualizado e um código válido. O acesso poderá ser feito mesmo que não tenha uma conta de e-mail da Universidade de Coimbra.
Se o dispositivo (telemóvel, tablet, computador) usado para transmitir via UC Plugin tiver mais do que uma câmara, poderá alternar entre as câmaras. Para o fazer, desligue a câmara atual. Ao ligar a câmara novamente, poderá escolher a câmara a utilizar.
O kit consiste num suporte que pode ser usado ao pescoço, num smartphone e num powerbank. Embora o kit não seja necessário para usar o UC Plugin, facilita a sua utilização, pois faculta-lhe uma câmara de vídeo adicional compatível com a aplicação UC Meetings, permitindo uma utilização mãos-livres.
Como faço para ter acesso ao kit UC Plugin?
As regras de utilização e distribuição dos kits ainda estão a ser definidas e deverão ser comunicadas pelas respetivas unidades orgânicas.
Não encontrou resposta às suas questões?
Por favor, não hesite, contacte o nosso suporte.