Funcionalidades

Nesta página, relacionada com as funcionalidades da UC Pages, iremos abordar aquelas que entendemos serem as principais funcionalidades a destacar na plataforma.

O conceito de páginas

Independentemente de estarmos a falar de um "site", "página", "notícia" ou "evento", estamos sempre a falar de páginas, i.e., tudo o que é criado com recurso à UC Pages, são páginas.

Estamos, isso sim, perante páginas com diferentes templates.
Estes templates foram desenvolvidos com base nas necessidades específicas que estarão subjacentes aquando da tomada de decisão que leve o utilizador a optar por criar cada uma destas páginas.

Sabia que não haverá qualquer limitação quanto ao número de páginas a criar dentro da UC Pages? Porém, existem algumas regras definidas quanto à localização das mesmas.


Para saber mais consulte, por favor, a página templates.

Páginas compostas por blocos de conteúdo

Os blocos de conteúdo permitir-lhe-ão construir cada uma das páginas que compõem o seu site. Consoante o template que estejamos a trabalhar, ser-lhe-ão disponibilizadas diferentes possibilidades relativamente ao tipo de blocos de conteúdo que poderá incluir numa página.

Esta variação, relativamente ao tipo de blocos de conteúdo, resulta de criteriosa análise efetuada pela UC Framework, onde estiveram subjacentes critérios relacionados com uniformização da identidade digital dos sites UC e diversos aspetos de usabilidade/estrutura.

Sabia que não haverá qualquer limitação quanto ao número de blocos de conteúdos que poderá criar num site ou página?


Para saber mais consulte, por favor, a página blocos de conteúdo.

Pastas

No decorrer da criação do seu site, e posterior gestão do seu conteúdo, deparar-se-á, invariavelmente, com a necessidade de criar diferentes pastas. Algumas delas, irão servir o próprio site para melhor gerir o seu conteúdo e outras, para além de servir o site, também irão contribuir para a criação de repositórios integrados da UC.

Terá diversas pastas ao seu dispor: "Eventos", "Coleções", "Cursos", "Notícias", "Formação", "Categorias", "Tags" e "Pessoas".

Sabia que, antes de criar uma categoria, tag, relacionar uma pessoa, criar um evento, uma coleção, um curso, uma notícia ou uma formação terá, caso ainda não exista, que criar a respectiva pasta?


Para saber mais sobre, consulte a respectiva pasta em tipos de pastas.

Formulários

A disponibilização de formulários no seu site é pertinente, pois poderá servir, entre outros, para simplificação de processos/procedimentos administrativos, para obtenção de feedback (dúvidas/sugestões) por parte dos seus visitantes e, ademais, o preenchimento de um formulário, poderá servir para a criação de uma base de dados que, em diferentes contextos, se poderá revelar útil. Falamos de uma ferramenta de recolha de dados que permite tratamento posterior com bastante precisão e agilidade.

Daquilo que resulta do preenchimento dos formulários, é possível optar pela sua exportação, por exemplo GoogleSheet, ou criar no próprio website uma página destinada a acomodar os resultados do preenchimento de formulários.

Para saber mais sobre como criar o seu formulário, por favor, consulte o nosso tutorial como criar e disponibilizar um formulário no seu site.


Gostaria de saber mais sobre alguma das nossas funcionalidades?
Por favor, não hesite, contacte o nosso suporte.