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Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Unidade Orgânica Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 2

N.º de horas 54 horas

N.º de ECTS 2

Acreditação N/A

Preço 150€

Datas importantes

Data de Início 27.10.2023

Data de Fim 29.12.2023

Candidatura até 17.09.2023

Apresentação do curso

Aprofundamento de questões metodológicas associadas à realização de uma revisão sistemática da literatura, proporcionando um conhecimento sequencial das etapas de realização de diferentes tipos de revisão de literatura existentes.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/9641

Destinatários

Estudantes finalistas de licenciatura ou pós-graduação de diferentes áreas científicas e outros investigadores cujo currículo escolar científico ou profissional justifique a utilidade deste curso para a sua formação ou atividade.

Fatores de diferenciação

Curso de ensino a distância direcionado para investigadores e estudantes finalistas de licenciatura ou pós-graduação que, nas diversas áreas científicas, utilizem a revisão sistemática na sua atividade de investigação.

Objetivos

Os objetivos do curso de Revisão Sistemática da Literatura centram-se em aprofundar as questões metodológicas associadas à elaboração de uma revisão sistemática, incluindo:

  1. a definição da questão de investigação;
  2. a identificação, avaliação e extração dos resultados dos estudos a serem incluídos na revisão;
  3. a avaliação a qualidade da revisão sistemática.

No final do curso deste curso, pretende-se que os estudantes:

  1. dominem os diferentes tipos de revisão da literatura existentes;
  2. sejam capazes de formular uma questão de investigação que permita o desenvolvimento de uma revisão sistemática;
  3. conheçam diferentes bases de dados eletrónicas para realização das pesquisas;
  4. dominem a utilização dos operadores boleanos e caracteres curinga para definição da estratégia de pesquisa;
  5. sejam capazes de utilizar um gestor de referências bibliográficas;
  6. conheçam diferentes escalas de avaliação da qualidade dos artigos (incluindo de revisões sistemáticas);
  7. dominem diferentes estratégias de síntese dos resultados;
  8. apliquem as normas PRISMA para elaboração de revisões sistemáticas;
  9. elaborem e executem um protocolo de revisão sistemática.)

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Introdução à revisão da literatura

  • Tema 1.1. Tipos de revisões da literatura
  • Tema 1.2. Definição da questão de investigação

Módulo 2. Definição da estratégia de pesquisa

  • Tema 2.1. Seleção de bases de dados científicas
  • Tema 2.2. Palavras-chave e definição da estratégia de pesquisa
  • Tema 2.3. Definição dos critérios de inclusão/exclusão
  • Tema 2.4. Definição dos outcomes a analisar
  • Tema 2.5. Instrumentos para avaliação da qualidade dos artigos

Módulo 3. Registo do Protocolo

  • Tema 3.1. Registo do protocolo da revisão sistemática

Módulo . Aplicação Prática do Processo de pesquisa, seleção de artigos, extração e síntese dos dados

  • Tema 4.1. Condução da pesquisa em bases de dados e exportação dos artigos para um software de gestão de referências bibliográficas
  • Tema 4.2. Processo de seleção dos artigos
  • Tema 4.3. Avaliação da qualidade metodológica dos artigos
  • Tema 4.4. Extração dos dados e realização de resumo critico

Módulo 5. Normas PRISMA para elaboração de revisões sistemáticas

  • Tema 5.1. PRISMA statement

Módulo 6.Avaliação da qualidade da revisão sistemática

  • Tema 6.1. Avaliação da qualidade da revisão sistemática (Amstar-2)

Metodologia

O curso de Revisão Sistemática da Literatura funcionará num regime totalmente à distância. Encontra-se estruturado em seis módulos, proporcionando um conhecimento sequencial das etapas de realização de uma revisão sistemática. A comunicação será, preferencialmente, assíncrona, podendo o estudante aceder e participar no curso em qualquer horário, de acordo com os limites temporais (início e final de curso) estabelecidos através de um cronograma. Não obstante, poderá ser proposta a realização de momentos síncronos, não obrigatórios, para esclarecimento de dúvidas e interação com o grupo.

Os conteúdos serão apresentados em formato vídeo-aula e texto escrito, recomendando-se, ao longo do curso, a leitura de diversos artigos de apoio complementar.

Ao longo do curso será solicitada a realização de diversas atividades, que acompanham o desenvolvimento das várias etapas de um projeto, que poderá ser adaptado ao contexto particular de investigação do estudante, de revisão sistemática.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua ao longo do curso, através da realização de atividades de aplicação e consolidação, cujo peso é determinado pelo volume de trabalho exigido e especificado numa matriz de atividades. Todas as atividades são de natureza obrigatória, e a sua aprovação depende da obtenção de um mínimo de 7,5 valores (escala 0-20), e cuja classificação contribuirá para a avaliação sumativa. A nota final será dada pela média ponderada das atividades propostas, e a aprovação no curso depende da obtenção de um mínimo de 10 valores de classificação final, numa escala de 0-20.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Hugo Miguel Borges Sarmento
Coordenador

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e membro efetivo do Centro de Investigação em Desporto e Atividade Física (CIDAF). É autor de mais de 150 artigos publicados em revistas com revisão por pares, e formador em cursos de formação de treinadores na Europa e América do Sul. Licenciou-se em Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF-UC), Mestre em Treino de Alto Rendimento (FADE-UP) e Doutorado em Ciências do Desporto (UTAD). Concluiu o pós-doutoramento em Ciências do Desporto na FMH-UL

Condições de acesso e ingresso