/ Cursos / Outros cursos realizados

Português Língua Estrangeira B1 (PLEB1)

Unidade Orgânica Faculdade de Letras (FLUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 7

N.º de horas 108 horas

N.º de ECTS 4

Acreditação N/A

Preço 250€

Datas importantes

Data de Início 26.10.2023

Data de Fim 14.02.2024

Candidatura até 17.09.2023

Apresentação do curso

O curso a distância, com a duração de 108 horas, divide-se em 7 módulos temáticos (antecedidos por um de ambientação à plataforma), contemplando atividades que visam o desenvolvimento de competências nas diferentes modalidades de uso da língua (recetivas e produtivas, dos domínios da oralidade e da escrita), o reconhecimento das relações semânticas e formais entre unidades lexicais e a consolidação de estruturas gramaticais. Prevê-se que os/as estudantes ocupem entre 6 a 8 horas por semana nas atividades do curso, trabalhando quer autonomamente (leitura e audição de materiais e realização de tarefas e exercícios que compõem os módulos), quer acompanhados/as pelo/a docente (interação oral e escrita).

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/8381

Destinatários

Estudantes estrangeiros que pretendam alcançar um nível pré-intermédio de proficiência em língua portuguesa.

Fatores de diferenciação

O curso integra a oferta formativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a única instituição com mais de nove décadas de experiência no ensino de Português como Língua Estrangeira.

A formação a proporcionar neste curso é destinada a estudantes estrangeiros que pretendam alcançar um nível pré-intermédio (B1) de proficiência em língua portuguesa.

Funcionando integralmente em regime de e-learning, este curso poderá ser frequentado por estudantes em qualquer ponto do mundo, interessados em aprofundar os seus conhecimentos de português.

Objetivos

A formação a proporcionar neste curso é destinada a estudantes estrangeiros que pretendam alcançar um nível pré-intermédio de proficiência em língua portuguesa. Para além de desenvolver competências linguísticas que permitam uma relativa autonomia em Português, o curso permite, igualmente, adquirir conhecimentos sobre alguns aspetos da realidade e da cultura portuguesas. Privilegia-se uma abordagem intercultural e comunicacional.

Conteúdos Programáticos

O curso estrutura-se em 7 módulos:

  • Módulo 1. Poluição e meio ambiente
  • Módulo 2. Acesso à educação
  • Módulo 3. Viagens
  • Módulo 4. Profissões em extinção
  • Módulo 5. Aspetos da geografia e da história de Portugal
  • Módulo 6. Desafios da demografia
  • Módulo 7. Fronteiras

No âmbito destes módulos temáticos, serão trabalhados os seguintes conteúdos gramaticais:

Classes de palavras

  • Verbo: tempos compostos do indicativo; presente do conjuntivo, imperativo (afirmativo e negativo); infinitivo pessoal simples; particípio passado duplo; perífrases
  • Nome e adjetivo: casos especiais
  • Quantificador
  • Determinante: omissão
  • Pronome: pessoal (contração CI/CD), possessivo, demonstrativo, interrogativo, indefinido, relativo
  • Advérbio: casos especiais
  • Preposição

Sintaxe

  • Concordância
  • Ordens sintáticas não marcadas vs. marcadas
  • Frases passivas
  • Frases coordenadas e subordinadas com indicativo, infinitivo e conjuntivo: causais; temporais; finais; completivas; condicionais; relativas com antecedente expresso

Léxico

  • Formação de palavras
  • Relações semânticas
  • Colocações

Metodologia

O curso de Português Língua Estrangeira B1 recorre, fundamentalmente, ao método ativo de ensino-aprendizagem.

A comunicação é maioritariamente assíncrona. Os/As estudantes deverão realizar as atividades dentro do cronograma previsto para cada um dos módulos.

O curso inclui atividades de autorregulação e também de avaliação sumativa com peso na classificação final.

O plano de atividades integra exercícios de:

  • compreensão do oral e do escrito
  • produção escrita e oral
  • conhecimento gramatical e lexical.

As atividades podem assumir formatos diferentes:

  • envio de ficheiro (texto ou áudio)
  • testes de resposta automática (correspondência, verdadeiro / falso, escolha múltipla)
  • fóruns, etc.

Os conteúdos gramaticais serão apoiados por fichas disponíveis num Apêndice Gramatical.

Ao longo do curso, os/as estudantes terão feedback corretivo e serão acompanhados/as pela equipa docente, através das ferramentas de comunicação do ambiente virtual de aprendizagem.

Prevê-se que os/as estudantes ocupem entre 6 a 8 horas por semana nas atividades do curso, trabalhando quer autonomamente (leitura e audição de materiais e realização de tarefas e exercícios que compõem os módulos), quer acompanhados/as pela equipa docente (interação oral e escrita).

Em síntese:

  • o curso:
    • realiza-se totalmente a distância
    • a comunicação é maioritariamente assíncrona, havendo pontualmente sessões síncronas por videoconferência (facultativas). As datas e horários das sessões síncronas são fornecidos no início do curso.
  • as atividades:
    • realizam-se com prazos definidos
    • têm feedback individual dos docentes
    • incluem exercícios práticos de vários tipos incluindo os de produção oral
    • desenvolvem-se também em fóruns de interação com docentes e colegas

Avaliação

A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (formatos de teste com feedback automático, participação em fóruns e em wikis, submissão de ficheiros). Em todos módulos se preveem atividades formativas. Preveem-se, ainda, cinco momentos de avaliação sumativa:

  1. no Módulo 2 (com um peso de 10% na classificação final);
  2. no Módulo 3 (com um peso de 20% na classificação final);
  3. no Módulo 4 (com um peso de 20% na classificação final);
  4. no Módulo 6 (com um peso de 20% na classificação final);
  5. no Módulo 7 (com um peso de 30% na classificação final).

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Cristina dos Santos Pereira Martins

Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico e avaliação neuropsicológica. No âmbito da atividade docente, tem lecionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Foi diretora do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira (2007-2023) e codiretora dos Cursos de Português Língua Estrangeira da FLUC (2015-2018). Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA - ILTEC). É coordenadora, docente e autora do curso Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna realizado na modalidade a distância pela Universidade de Coimbra (em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua) e cocoordenadora dos cursos a distância Português língua Estrangeira A1, A2, B1, B2 e C1.

Isabel Maria de Almeida Santos

É Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma universidade, com a tese Norma e codificação. A produção linguístico gramatical portuguesa (2006). Tem desenvolvido investigação fundamentalmente nas áreas da variação e mudanças linguísticas, da historiografia gramatical e da aquisição / aprendizagem do português língua não materna. No âmbito da atividade docente (1.º, 2.º e 3.º ciclos), tem lecionado disciplinas de linguística portuguesa (fonética, fonologia, morfologia, variação linguística e história da língua) e de língua e comunicação oral no contexto dos cursos de português para estrangeiros lecionados na FLUC. É diretora do 2.º ciclo / Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) e é membro do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Cocoordena os cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (A1, A2, B1, B2, C1) e integra a equipa responsável pela sua criação.

Maria da Conceição Carapinha Rodrigues

Doutorada em Linguística Portuguesa, é Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigadora do CELGA-ILTEC, centro de investigação em que tem a seu cargo a coordenação do Grupo de Trabalho Bridging Communities, e tem desenvolvido investigação nas áreas da Linguística Jurídica, da Pragmática, da Análise do Discurso e da Linguística Textual, da Tradução e da Linguística Educacional, área em que tem desenvolvido muita investigação, especificamente no domínio do português como Língua Não Materna. No âmbito da atividade docente, leciona disciplinas de Língua Portuguesa, sobretudo relacionadas com os usos linguísticos, e é também docente do Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros. Entre 2011 e 2013 foi coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) e é atualmente subdiretora do Doutoramento em Linguística do Português. Integra a equipa de criação/coordenação dos cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (A1, A2, B1, B2, C1), para os quais tem também produzido materiais.

Tânia Santos Ferreira

Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) é doutorada em Linguística do Português: Investigação e Ensino pela mesma universidade com a tese Aquisição/aprendizagem do sistema de atribuição de género nominal em PLNM. Tem especial interesse pela investigação na área da Linguística Aplicada ao Ensino do português como língua não-materna, dando ainda apoio a Projetos de investigação desenvolvidos no Centro de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da FLUC. No que respeita à atividade docente, lecionou, entre 2013 e 2015, disciplinas de língua portuguesa como língua não materna em Pequim, na Universidade de Economia e Negócios Internacionais, estando, desde 2017, a lecionar nos cursos de português para estrangeiros da FLUC. Pertence à equipa de criação/lecionação dos cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (A1, A2, B1, B2, C1).

Carla Sofia da Silva Ferreira

Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), é doutorada em Língua Portuguesa: investigação e ensino, com a tese Usos do Particípio Passado duplo no Português Europeu Contemporâneo: padrões de variação numa amostra de população escolar (2013). É membro integrado do CELGA/ILTEC - Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada. Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais. Pertence à equipa que criou os cursos online de Português como Língua Estrangeira da FLUC (A1, A2, B1, B2). É coautora de 2 manuais didáticos de Português como Língua Estrangeira (A1+ e B2; Imprensa da Universidade de Coimbra). Tem lecionado Português como Língua Estrangeira em todos os níveis do QECRL, assim como na Área das Técnicas de Composição Escrita e de Redação Técnica. É uma das docentes do curso Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna realizado na modalidade a distância pela Universidade de Coimbra.

Sara Margarida dos Santos Feio de Sousa

Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino pela mesma universidade com uma tese sobre a realização do ato ilocutório de refutação em Português Europeu Contemporâneo. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Semântica, Pragmática e Linguística Aplicada ao Ensino de Português como Língua Não Materna. É docente dos cursos de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra desde 2003, investigadora no CELGA-ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional) e pertence à equipa de criação/lecionação dos cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (A1, A2, B1, B2, C1).

Sara Topete de Oliveira Pita

Doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese “Ethos textual em intervenções políticas: estudo contrastivo de mensagens de final de ano portuguesas e brasileiras” (2016), mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2009) e licenciada em Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro (2006). É docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2017, assegurando unidades curriculares no âmbito da Língua Portuguesa, e pertence à equipa de lecionação dos diversos cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (níveis A1, A2, B1, B2). Dedica-se à investigação na área da Linguística Textual e da Aquisição/aprendizagem de L2/LE. É colaboradora do CELGA ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional) e membro integrado do CLLC (Centro de Línguas, Literaturas e Culturas) da Universidade de Aveiro.

Condições de acesso e ingresso