Unidade Orgânica Faculdade de Letras (FLUC)
Tipo de Formação Curso não conferente de grau
Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)
Língua de Aprendizagem Português
N.º da Edição 10
N.º de horas 40 horas
N.º de ECTS 1,5
Acreditação N/A
Preço 250€
Datas importantes
Data de Início 15.11.2023
Data de Fim 23.01.2024
Candidatura até 01.10.2023
Apresentação do curso
Este curso pretende habilitar o estudante para a compreensão das estruturas elementares da Língua Latina e respectivo funcionamento, introduzindo-o ao contacto com frases simples e um vocabulário restrito. Esta aprendizagem far-se-á de forma progressiva mas paulatina, de modo a garantir uma melhor consolidação das competências linguísticas adquiridas. Concluído o curso com aproveitamento, o estudante terá toda a vantagem em prosseguir na aquisição de conhecimentos no domínio da língua latina, através da frequência do curso, neste mesmo regime de ensino à distância, de Latim Elementar II.
O estudante que tenha frequentado com aproveitamento o Curso de Latim Elementar I terá prioridade na candidatura ao curso seguinte.
Aviso de Abertura:
Destinatários
Este curso destina-se a investigadores das várias áreas das ciências sociais e humanas como História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Direito, Música, etc… bem como a juristas, professores de várias áreas e graus de ensino, técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, guias turísticos, eclesiásticos, religiosos (as) e outros profissionais que pretendam adquirir o Latim Elementar ou reavivar conhecimentos.
Fatores de diferenciação
A modalidade de ensino totalmente a distância permite que a formação se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e do horário. Tratando-se de uma oferta formativa de curta duração que se distingue na área do ensino do Latim, funciona em português e permite o desenvolvimento de bases úteis aos interessados em aprofundar as temáticas tratadas nos cursos seguintes. A metodologia deste curso proporciona aos interessados uma aprendizagem paulatina que facilita a assimilação pausada dos conhecimentos ao ritmo de cada um. O conhecimento da Língua Latina dota os interessados de uma chave de acesso a um património cultural que valorizará a actividade profissional de investigadores das várias áreas das ciências sociais e humanas como História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Direito, Música, etc… bem como de juristas, professores de várias áreas e graus de ensino, técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, guias turísticos, eclesiásticos e religiosos (as). Os falantes de língua portuguesa adquirem uma ferramenta excepcional para a compreensão da etimologia e da dinâmica da língua materna.
Objetivos
O curso integra uma forte componente gramatical (que inclui a aquisição das principais estruturas da língua). Pretende, assim, constituir um auxílio para todos quantos desejam iniciar uma aprendizagem do idioma latino e/ ou conhecer e dominar melhor as estruturas da sua própria língua.
No final do curso, o estudante o deverá ser capaz de:
1. Conhecer:
- as noções básicas de fonética da língua latina;
- as noções de tema e desinência;
- as noções de declinação e caso na sua relação com a função lógico-sintática;
- a noção de enunciação;
- as declinações de tema em –a e de tema em –o e os adjectivos de 1ª classe;
- o pronome pessoal e alguns pronomes demonstrativos;
- a conjugação verbal dos tempos do infectum no modo indicativo, o infinitivo e o imperativo presente;
- alguns advérbios e preposições.
2. Identificar alguns complementos circunstanciais.
3. Compreender e produzir enunciados simples.
4. Identificar e aplicar algum vocabulário.
5. Reconhecer algumas relações etimológicas entre léxico latino e léxico português.
6. Familiarizar-se com a leitura do texto latino.
Conteúdos Programáticos
O curso Latim Elementar I estrutura-se em cinco módulos sequenciais.
Módulo 1 | Lectio prima
- 1.1 - Noções de fonética latina.
- 1.2 - A frase latina. Ordem das palavras.
- 1.3 - Constituintes da frase.
- 1.4 - Noção de caso, relação caso/função.
- 1.5 - Noções de desinência, de tema e de declinação.
- 1.6 - Género gramatical e número no latim.
Módulo 2 | Lectio secunda
- 2.1 - Nomes de tema em A.
- 2.2 - O presente do indicativo do verbo Esse e dos verbos de tema em A e em E.
- 2.3 - O pronome pessoal.
- 2.4 - O imperativo presente dos verbos de tema em A e de tema em E e do verbo Esse.
Módulo 3 | Lectio tertia
- 3.1 - Os nomes de tema em O
- 3.2 - O presente do indicativo dos verbos de tema em consoante, misto e em I.
- 3.3 - Os pronomes demonstrativos hic, haec, hoc e ille, illa, illud.
- 3.4 - O imperativo presente dos verbos de tema em consoante, de tema em I e de conjugação mista.
- 3.5 - Algumas preposições e seu uso.
Módulo 4 | Lectio Quarta
- 4.1 - O adjectivo de 1ª classe.
- 4.2 - O Imperfeito do indicativo de todas as conjugações verbais.
- 4.3 - Algumas conjunções.
Módulo 5. Lectio Quinta
- 5.1 - Complementos circunstanciais de lugar.
- 5.2 - Complementos circunstanciais de tempo.
- 5.2 - O futuro imperfeito de todas as conjugações verbais.
- 5.3 - Alguns advérbios.
Metodologia
O curso Latim Elementar I realiza-se na modalidade totalmente a distância, a qual permite, por um lado alguma flexibilidade de tempo e de espaço, mas requer, por outro, disciplina e auto-aprendizagem por parte do estudante. Os conteúdos programáticos serão apresentados em formatos diversos, tais como: texto, imagens, esquemas, hiperligações, etc.
Tendo em conta os objetivos a atingir, será utilizada uma metodologia expositiva e ativa, a qual alia informação teórica com uma componente prática, estando previstos, ao longo do curso, exercícios de aplicação e consolidação para testar a progressão das aprendizagens.
A comunicação será, maioritariamente, assíncrona, podendo o estudante aceder e participar no curso em qualquer horário (dentro das balizas temporais definidas no cronograma), a partir de qualquer local em que tenha acesso à Internet. Serão propostos momentos síncronos (recomendáveis, mas de natureza facultativa) para esclarecimento de dúvidas e interação da comunidade de aprendizagem.
Avaliação
Neste curso, a avaliação é contínua e sumativa, concretizada a partir da realização de exercícios de aplicação e consolidação, cujo peso na classificação final varia em função do esforço exigido ao estudante.
Prevê-se uma avaliação quantitativa expressa numa escala de 1 a 20 valores.
Certificação
O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.
Docentes
Doutorada em Estudos Clássicos na especialidade de Literatura Novilatina (2004). É docente da Fluc desde 1995 onde tem ensinado vários níveis de Latim entre outras disciplinas da sua área de formação. As suas publicações refletem o seu trabalho de investigação na leitura, estudo e tradução de textos latinos da antiguidade mas também, e sobretudo, do humanismo português dos séc. XVI e XVII. Das edições de textos latinos destacam-se Santo Agostinho, O De Excidio Vrbis e outros sermões sobre a queda de Roma, trad. Intr. E notas de C.M. Urbano, Classica Digitalia, 2010, IUC; Transcrição e versão portuguesa de Cartas latinas do Padre António Vieira in Obra Completa, Tomo I Volume IV: Cartas de Lisboa Cartas da Baía. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013, p. 398-401, 437. Transcrição e tradução de carta latina inédita in Francisco Xavier de Meneses IV Conde da Ericeira. O Raiar das «Luzes» entre fastos barrocos. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2019.
É membro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e Prof. Associada da Faculdade de Letras. Fez o doutoramento em 2003, beneficiando de uma bolsa da Fundação Calouste Gulkbenkian e especializando-se em Literatura Neolatina. Possui mais de 25 anos de experiência de ensino de Língua Latina, em cursos de 1º e 2º ciclo. Participa na edição e tradução dos 20 volumes do Cursus Philosophicus Aristotelicus Conimbricensis. Entre diversos títulos publicados, salientam-se as edições e traduções de textos neolatinos como Código Pedagógico dos Jesuítas. Ratio Studiorum da Companhia de Jesus – Edição bilingue. Versão portuguesa de Margarida Miranda. Lisboa, Esfera do Caos, 2009; A Tragédia de Acab de Miguel Venegas S. I. e o início de um género dramático (séc. XVI). Lisboa, FCG, 2006; Transcrição e versão portuguesa de cartas latinas do Padre António Vieira, in Obra Completa, Tomo I Volume IV: Cartas de Lisboa Cartas da Baía. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013, p. 373-375 e 415-418.