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Latim Elementar I (LEI)

Unidade Orgânica Faculdade de Letras (FLUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 10

N.º de horas 40 horas

N.º de ECTS 1,5

Acreditação N/A

Preço 250€

Datas importantes

Data de Início 15.11.2023

Data de Fim 23.01.2024

Candidatura até 01.10.2023

Apresentação do curso

Este curso pretende habilitar o estudante para a compreensão das estruturas elementares da Língua Latina e respectivo funcionamento, introduzindo-o ao contacto com frases simples e um vocabulário restrito. Esta aprendizagem far-se-á de forma progressiva mas paulatina, de modo a garantir uma melhor consolidação das competências linguísticas adquiridas. Concluído o curso com aproveitamento, o estudante terá toda a vantagem em prosseguir na aquisição de conhecimentos no domínio da língua latina, através da frequência do curso, neste mesmo regime de ensino à distância, de Latim Elementar II.

O estudante que tenha frequentado com aproveitamento o Curso de Latim Elementar I terá prioridade na candidatura ao curso seguinte.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/6501

Destinatários

Este curso destina-se a investigadores das várias áreas das ciências sociais e humanas como História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Direito, Música, etc… bem como a juristas, professores de várias áreas e graus de ensino, técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, guias turísticos, eclesiásticos, religiosos (as) e outros profissionais que pretendam adquirir o Latim Elementar ou reavivar conhecimentos.

Fatores de diferenciação

A modalidade de ensino totalmente a distância permite que a formação se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e do horário. Tratando-se de uma oferta formativa de curta duração que se distingue na área do ensino do Latim, funciona em português e permite o desenvolvimento de bases úteis aos interessados em aprofundar as temáticas tratadas nos cursos seguintes. A metodologia deste curso proporciona aos interessados uma aprendizagem paulatina que facilita a assimilação pausada dos conhecimentos ao ritmo de cada um. O conhecimento da Língua Latina dota os interessados de uma chave de acesso a um património cultural que valorizará a actividade profissional de investigadores das várias áreas das ciências sociais e humanas como História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Direito, Música, etc… bem como de juristas, professores de várias áreas e graus de ensino, técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, guias turísticos, eclesiásticos e religiosos (as). Os falantes de língua portuguesa adquirem uma ferramenta excepcional para a compreensão da etimologia e da dinâmica da língua materna.

Objetivos

O curso integra uma forte componente gramatical (que inclui a aquisição das principais estruturas da língua). Pretende, assim, constituir um auxílio para todos quantos desejam iniciar uma aprendizagem do idioma latino e/ ou conhecer e dominar melhor as estruturas da sua própria língua.

No final do curso, o estudante o deverá ser capaz de:

1. Conhecer:

  • as noções básicas de fonética da língua latina;
  • as noções de tema e desinência;
  • as noções de declinação e caso na sua relação com a função lógico-sintática;
  • a noção de enunciação;
  • as declinações de tema em –a e de tema em –o e os adjectivos de 1ª classe;
  • o pronome pessoal e alguns pronomes demonstrativos;
  • a conjugação verbal dos tempos do infectum no modo indicativo, o infinitivo e o imperativo presente;
  • alguns advérbios e preposições.

2. Identificar alguns complementos circunstanciais.

3. Compreender e produzir enunciados simples.

4. Identificar e aplicar algum vocabulário.

5. Reconhecer algumas relações etimológicas entre léxico latino e léxico português.

6. Familiarizar-se com a leitura do texto latino.

Conteúdos Programáticos

O curso Latim Elementar I estrutura-se em cinco módulos sequenciais.

Módulo 1 | Lectio prima

  • 1.1 - Noções de fonética latina.
  • 1.2 - A frase latina. Ordem das palavras.
  • 1.3 - Constituintes da frase.
  • 1.4 - Noção de caso, relação caso/função.
  • 1.5 - Noções de desinência, de tema e de declinação.
  • 1.6 - Género gramatical e número no latim.

Módulo 2 | Lectio secunda

  • 2.1 - Nomes de tema em A.
  • 2.2 - O presente do indicativo do verbo Esse e dos verbos de tema em A e em E.
  • 2.3 - O pronome pessoal.
  • 2.4 - O imperativo presente dos verbos de tema em A e de tema em E e do verbo Esse.

Módulo 3 | Lectio tertia

  • 3.1 - Os nomes de tema em O
  • 3.2 - O presente do indicativo dos verbos de tema em consoante, misto e em I.
  • 3.3 - Os pronomes demonstrativos hic, haec, hoc e ille, illa, illud.
  • 3.4 - O imperativo presente dos verbos de tema em consoante, de tema em I e de conjugação mista.
  • 3.5 - Algumas preposições e seu uso.

Módulo 4 | Lectio Quarta

  • 4.1 - O adjectivo de 1ª classe.
  • 4.2 - O Imperfeito do indicativo de todas as conjugações verbais.
  • 4.3 - Algumas conjunções.

Módulo 5. Lectio Quinta

  • 5.1 - Complementos circunstanciais de lugar.
  • 5.2 - Complementos circunstanciais de tempo.
  • 5.2 - O futuro imperfeito de todas as conjugações verbais.
  • 5.3 - Alguns advérbios.

Metodologia

O curso Latim Elementar I realiza-se na modalidade totalmente a distância, a qual permite, por um lado alguma flexibilidade de tempo e de espaço, mas requer, por outro, disciplina e auto-aprendizagem por parte do estudante. Os conteúdos programáticos serão apresentados em formatos diversos, tais como: texto, imagens, esquemas, hiperligações, etc.

Tendo em conta os objetivos a atingir, será utilizada uma metodologia expositiva e ativa, a qual alia informação teórica com uma componente prática, estando previstos, ao longo do curso, exercícios de aplicação e consolidação para testar a progressão das aprendizagens.

A comunicação será, maioritariamente, assíncrona, podendo o estudante aceder e participar no curso em qualquer horário (dentro das balizas temporais definidas no cronograma), a partir de qualquer local em que tenha acesso à Internet. Serão propostos momentos síncronos (recomendáveis, mas de natureza facultativa) para esclarecimento de dúvidas e interação da comunidade de aprendizagem.

Avaliação

Neste curso, a avaliação é contínua e sumativa, concretizada a partir da realização de exercícios de aplicação e consolidação, cujo peso na classificação final varia em função do esforço exigido ao estudante.

Prevê-se uma avaliação quantitativa expressa numa escala de 1 a 20 valores.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Carlota Miranda Urbano
Coordenadora

Doutorada em Estudos Clássicos na especialidade de Literatura Novilatina (2004). É docente da Fluc desde 1995 onde tem ensinado vários níveis de Latim entre outras disciplinas da sua área de formação. As suas publicações refletem o seu trabalho de investigação na leitura, estudo e tradução de textos latinos da antiguidade mas também, e sobretudo, do humanismo português dos séc. XVI e XVII. Das edições de textos latinos destacam-se Santo Agostinho, O De Excidio Vrbis e outros sermões sobre a queda de Roma, trad. Intr. E notas de C.M. Urbano, Classica Digitalia, 2010, IUC; Transcrição e versão portuguesa de Cartas latinas do Padre António Vieira in Obra Completa, Tomo I Volume IV: Cartas de Lisboa Cartas da Baía. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013, p. 398-401, 437. Transcrição e tradução de carta latina inédita in Francisco Xavier de Meneses IV Conde da Ericeira. O Raiar das «Luzes» entre fastos barrocos. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2019.

Margarida Miranda

É membro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e Prof. Associada da Faculdade de Letras. Fez o doutoramento em 2003, beneficiando de uma bolsa da Fundação Calouste Gulkbenkian e especializando-se em Literatura Neolatina. Possui mais de 25 anos de experiência de ensino de Língua Latina, em cursos de 1º e 2º ciclo. Participa na edição e tradução dos 20 volumes do Cursus Philosophicus Aristotelicus Conimbricensis. Entre diversos títulos publicados, salientam-se as edições e traduções de textos neolatinos como Código Pedagógico dos Jesuítas. Ratio Studiorum da Companhia de Jesus – Edição bilingue. Versão portuguesa de Margarida Miranda. Lisboa, Esfera do Caos, 2009; A Tragédia de Acab de Miguel Venegas S. I. e o início de um género dramático (séc. XVI). Lisboa, FCG, 2006; Transcrição e versão portuguesa de cartas latinas do Padre António Vieira, in Obra Completa, Tomo I Volume IV: Cartas de Lisboa Cartas da Baía. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013, p. 373-375 e 415-418.

Condições de acesso e ingresso