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Introdução à Programação usando Java (IPJ)

Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 13

N.º de horas 81 horas

N.º de ECTS 3

Acreditação N/A

Preço 280€

Datas importantes

Data de Início 09.11.2023

Data de Fim 15.02.2024

Candidatura até 01.10.2023

Apresentação do curso

Atualmente a informática e as comunicações desempenham um papel incontornável na sociedade e é difícil encontrar sectores que delas não dependam. Por outro lado, a programação pode ser vista como uma mais-valia em diversas áreas, nomeadamente nas Engenharias e Ciências Exatas, mas também na Economia, no Design Tecnológico e muitas outras.

Aprender a programar é, no entanto, uma tarefa que coloca desafios significativos, pois é essencialmente baseada na resolução de problemas. A programação pode ser vista, assim, como a arte de analisar problemas e encontrar uma estratégia que os permita resolver corretamente através de um programa de computador.

A linguagem Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas a nível profissional, constituindo a base de muitos sistemas informáticos. Através dela é possível jogar on-line, conversar pela Internet, visualizar imagens em 3D, entre muitas outras aplicações.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/4641

Destinatários

Licenciados em áreas de Engenharia ou Ciências, bem como detentores do 12º ano de escolaridade com aprovação na disciplina de Matemática A.

Fatores de diferenciação

A modalidade totalmente a distância desta formação permite que a mesma se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e horário laboral.

Tratando-se de um curso de curta duração de iniciação à temática, a formação fornecerá bases úteis aos interessados em aprofundar posteriormente os seus conhecimentos noutras formações.

O facto de a formação ser em língua portuguesa, abre o espaço a todos os eventuais estudantes do mundo lusófono, uma vez que a maioria deste tipo de formações que existe é em língua inglesa.

A equipa docente é uma equipa altamente especializada em formação a distância e com larga experiência no ensino da programação, nomeadamente usando a linguagem Java.

Objetivos

O objetivo principal deste curso é permitir aos participantes dominar os conceitos básicos de programação e torná-los capazes de compreender e criar programas de pequena e média complexidade. Para isso é necessário que conheçam as características e a sintaxe de uma linguagem de programação e que desenvolvam técnicas de resolução de problemas adequadas à criação de programas de computador.

Competências a desenvolver:

  • Resolução de problemas através de computador;
  • Conceção e implementação de programas de baixa e média complexidade usando a linguagem Java.

Conteúdos Programáticos

Tema 1. Introdução à resolução de problemas

Tema 2. Conceitos básicos: estrutura de um programa, tipos de dados e operadores

Tema 3. Comunicação básica com o utilizador

Tema 4. Estruturas de seleção

Tema 5. Estruturas de repetição

Tema 6. Subprogramas

Tema 7. Coleções simples

Tema 8. Ficheiros

Metodologia

A dinâmica do curso assenta numa metodologia que alia informação teórica com forte componente prática, de modo a que os participantes possam adquirir e sedimentar competências de resolução de problemas através de computador.

O curso é realizado totalmente a distância, fomentando-se a participação ativa do estudante em atividades de carácter individual e colaborativo, através da resolução de problemas. Os materiais disponibilizados são de várias tipologias, permitindo aos participantes compreenderem os conceitos básicos de programação.

Para além do acompanhamento regular dos docentes no esclarecimento de eventuais dúvidas e na realização das atividades, procurar-se-á construir uma comunidade de participantes que aprende ao ajudar-se mutuamente.

Avaliação

Ao longo do curso, os estudantes serão convidados a realizar atividades que pretendem identificar dificuldades que possam estar a ser sentidas no processo de aprendizagem, encontrar soluções e também cimentar a ligação existente entre os estudantes e entre estes e os docentes. Em cada módulo estão previstas atividades formativas e sumativas. A avaliação final de cada estudante terá em conta a participação nas atividades e os resultados obtidos nas atividades sumativas propostas ao longo do curso e será expressa numa escala qualitativa.

A classificação final do curso será expressa na escala qualitativa: Aprovado, Aprovado com Bom, Aprovado com Bom com Distinção e Aprovado com Muito Bom.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

António José Mendes
Coordenador

António José Mendes é doutorado em Engenharia Informática e é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde leciona cursos de programação.
Os seus interesses de investigação centram-se na Aprendizagem em Ciências da Computação, com especial ênfase na área da Programação, e em Ensino a Distância. Desenvolve investigação no grupo Cognitive and Media Systems do CISUC. É autor / co-autor de mais de 150 artigos em revistas e conferências internacionais.

Maria José Marcelino

Maria José Marcelino é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde obteve o seu doutoramento em Engenharia Informática. Nesse departamento leciona cursos de programação e da Aprendizagem mediada pela tecnologia.
Os seus principais interesses de investigação incluem a simulação e a modelação aplicadas à educação, a aprendizagem da programação e as metodologias em eLearning. Desenvolve investigação no grupo Cognitive and Media Systems do CISUC. É autora / co-autora de vários artigos em revistas e conferências internacionais e esteve e está envolvida nalguns projetos nacionais e internacionais na área da tecnologia educacional.

Condições de acesso e ingresso