Estratégias para a Promoção de Competências Digitais na Aprendizagem (EPCDA)
Unidade Orgânica Reitoria
Tipo de Formação Curso não conferente de grau
Modalidade de Formação B-learning
Língua de Aprendizagem Português
N.º da Edição 2
N.º de horas 25 horas
N.º de ECTS 1
Acreditação CCPFC/ACC-112221/21
Preço 75€
Datas importantes
Data de Início
Data de Fim
Candidatura até
Apresentação do curso
No período que a Educação atravessa e onde o uso do digital se revelou de suma importância para a continuidade do processo de ensino e de aprendizagem, entende-se que o desenvolvimento de competências digitais transversais e, neste caso, em particular no que diz respeito à integração de competências digitais no processo de formação dos estudantes, assumem particular importância para se conseguir, doravante, que o digital e o presencial se articulem numa formação de carácter híbrido e onde os mundos online e offline colaboram para potenciar o ato de formar.
Aviso de Abertura:
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e outros candidatos mediante apreciação do currículo.
Fatores de diferenciação
Trata-se de um curso de formação acreditado pelo CCPFCP e ao qual foi atribuído o SELO “Uma acção INCoDe.2030”, que certifica que esta formação se enquadra no programa nacional de capacitação digital da população portuguesa nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 26/2018.
Objetivos
Pretende-se que os professores e os educadores sejam capazes de:
- Conhecer métodos e estratégias digitais para promoção das competências digitais dos estudantes;
- Desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores;
- Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais;
- Identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1. Enquadramento e documentos orientadores
- Apresentação dos documentos orientadores: a) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e DL 55/2018, de 6/7; b) European Framework for the Digital Competence of Educators; c) Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 Reconfigurar a educação e a formação para a era digital
- Definição de um perfil de competências na área das estratégias de aprendizagem com recursos digitais
Módulo 2. Estratégias de capacitação dos estudantes para trabalho em ambientes educativos digitais
- Recursos e Tecnologias digitais para desenvolvimento de trabalho colaborativo e construção de aprendizagens de forma autónoma
- Literacia da informação e dos média
Módulo 3. Planificação de estratégias digitais de trabalho com estudantes
- Planificação e desenho de um projeto que promova o trabalho discente em ambientes educativos digitais
- Implementação do projeto desenhado em contexto educativo
Módulo 4. Apresentação de trabalhos
- Apresentação dos trabalhos realizados
- Discussão e conclusões da Ação
Metodologia
Este curso tem a duração de 25 horas, divididas em trabalho autónomo, na plataforma e sessões síncronas.
Será utilizada uma metodologia expositiva e de debate para apresentação e análise dos conteúdos teóricos da ação, preparação do trabalho a colocar em prática em contexto educativo e respetiva avaliação.
O trabalho autónomo (12,5h) dos estudantes será desenvolvido a partir de metodologias de trabalho individual e de grupo, de reflexão e descoberta, interação e trabalho de campo, pretendendo-se que os estudantes contactem de forma prática com as ferramentas, se apropriem delas para desenhar o seu projeto a aplicar em contexto educativo. Os estudantes deverão depois analisar e refletir sobre os resultados obtidos aquando da aplicação prática do projeto, aprender com a sua experiência e debater com os seus colegas os resultados obtidos na última sessão síncrona.
O curso está organizado numa estrutura modular, com objetivos, conteúdos e atividades específicas para cada módulo, sequencial e decorre de acordo com a calendarização indicada no cronograma do curso.
Ao longo do curso irão realizar-se sessões síncronas, de carácter obrigatório, através de uma ferramenta de comunicação online.
Calendarização das sessões síncronas (SS):
SS1- 02.02.2022 (18:00-19:30)
SS2 - 22.02.2022 (18:00-19:30)
SS3 - 14.03.2022 (18:00-19:30)
SS4 - 28 e 29.03.2022 (18:00-19:30)
Avaliação
Será objeto de avaliação a participação dos estudantes nas tarefas solicitadas (20%) e a apresentação dos trabalhos e respetivo relatório individual sobre o projeto realizado (80%).
Os estudantes serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Certificação
O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.
Docentes
Doutora em História - Didática da História e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. É docente no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro.
Colabora com vários centros de pesquisa de Universidades Brasileiras, atuando também como docente em diferentes cursos de pós-graduação em Educação e Tecnologias Digitais. Tem participado em diferentes projetos internacionais relacionados com as Tecnologias Educativas e com a Formação de Professores (coordenando atualmente o projeto “Competências Digitais Docentes em Portugal”, sediado no CEIS20-UC).
As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação.