Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC)
Tipo de Formação Curso não conferente de grau
Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)
Língua de Aprendizagem Português
N.º da Edição 3
N.º de horas 54 horas
N.º de ECTS 2
Acreditação N/A
Preço 200€
Datas importantes
Data de Início
Data de Fim
Candidatura até
Apresentação do curso
A utilização de computadores é hoje em dia transversal a todas as áreas do saber.
Em Química, os computadores são usados em diversas tarefas, além das mais comuns (correio eletrónico, escrita de texto e pesquisa na internet):
i) tratamento de dados experimentais e representação gráfica;
ii) resolução de problemas algébricos e numéricos;
iii) visualização e representação molecular;
iv) modelação e simulação molecular.
Este curso centra-se nos três primeiros pontos, os quais são fundamentais em diversas áreas da Química e, em particular, para uma abordagem à simulação molecular.
Aviso de Abertura:
Destinatários
O curso Computadores em Química destina-se sobretudo a diplomados em Química e áreas afins. Contudo, poderá ser também útil para atuais estudantes de licenciatura e mestrado que pretendam adquirir formação específica na temática do curso.
Fatores de diferenciação
Utilização de ferramentas computacionais de acesso livre (gratuitas).
A metodologia de ensino a distância permite que o curso seja acessível a um conjunto diversificado de pessoas interessadas, independentemente da sua localização geográfica e horário laboral.
Os conteúdos programáticos oferecidos vêm colmatar lacunas frequentemente encontradas em profissionais da área da Química e afins.
A equipa docente tem uma larga experiência de lecionação das matérias do curso.
Objetivos
Este curso tem como objetivo geral o desenvolvimento de competências para a utilização de computadores na resolução de problemas de Química.
Espera-se que no final do curso os estudantes tenham desenvolvido competências na utilização de folhas de cálculo, na utilização de programas para a resolução algébrica e numérica de problemas e na utilização de programas para a representação de estruturas moleculares.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1
Instalação do software usado ao longo do curso
Módulo 2
Revisões de matemática e representação gráfica
Módulo 3
Folhas de cálculo
Módulo 4
Ambientes computacionais algébricos
Módulo 5
Métodos numéricos em Química: mínimos quadrados, derivadas numéricas, cálculo numérico de integrais, integração numérica de equações diferenciais
Módulo 6
Ambientes computacionais numéricos
Módulo 7
Representação molecular
Metodologia
O curso Computadores em Química tem uma carga horária de 54 horas realizadas totalmente a distância com o apoio da plataforma moodle. É composto por sete módulos organizados sequencialmente, com objetivos, conteúdos, atividades e avaliações específicas em cada módulo. Cada módulo tem uma calendarização própria, com datas específicas, permitindo flexibilidade de horários e gestão do trabalho, dentro dos prazos definidos.
A aquisição de conhecimentos assenta na participação ativa do estudante, tendo por base conteúdos teóricos e práticos, disponibilizados ao longo de cada módulo, em diversos formatos. Entre outros, destacam-se os textos teóricos com a apresentação de conceitos, vídeos explicativos e demonstrativos, esquemas interativos, e disponibilização de software de acesso livre e gratuito para representação gráfica, organização e tratamento de dados numéricos (por exemplo, laboratoriais), resolução algébrica e numérica de problemas com interesse químico e manipulação de estruturas moleculares.
O estudante tem à sua disposição todo um conjunto de ferramentas assíncronas (fóruns, mensagens) que o auxiliam na construção da aprendizagem, esclarecimento de dúvidas e partilhas.
Está prevista uma sessão síncrona, não obrigatória, para auxiliar no processo de instalação e validação do software usado ao longo do curso. Poderá também haver uma sessão síncrona final para o esclarecimento de dúvidas.
Avaliação
Para o curso de Computadores em Química estão previstas 2 modalidades de avaliação:
a) avaliação contínua – prevê a realização de atividades diversas propostas ao longo dos módulos;
b) avaliação final – prevê a realização de uma atividade final integradora.
A avaliação contínua tem um peso de 50% no cálculo da classificação final do estudante; os restantes 50% são atribuídos à atividade integradora
A execução das atividades deve respeitar os prazos estabelecidos no respetivo cronograma do curso.
A classificação final no diploma será expressa nas Escalas Quantitativa (0-20) e Qualitativa (Suficiente, Bom, Muito Bom e Excelente), em conformidade com as correspondências definidas no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.
Certificação
O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.
Docentes
Jorge M. C. Marques é doutorado em Química Teórica pela Universidade de Coimbra. Desde 1995, tem lecionado várias disciplinas da área da Química, incluindo disciplinas com uma forte componente computacional. Em particular, tem sido o responsável pela disciplina de Informática Geral da Licenciatura em Química. O seu domínio de investigação centra-se na Química Computacional e Modelação Molecular. Publicou cerca de 50 artigos em revistas internacionais e atas de congressos, sendo na sua quase totalidade indexadas no Science Citation Index. O seu índice-h é presentemente de 15. Foi coordenador Erasmus do Departamento de Química, entre 2008 e 2014. Atualmente é membro da Comissão Científica e subdiretor do Departamento de Química.
Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Coimbra é doutorado em Química Teórica pela mesma universidade, tendo a sua tese incidido no cálculo de estrutura eletrónica. No âmbito da atividade docente, tem lecionado disciplinas de Química Geral, Elementos de Quimioinformática, Informática Geral, Modelação e Simulação Molecular. É o responsável pela gestão e configuração de vários clusters de computadores, tanto educacionais como científicos. A sua atividade científica versa o cálculo de propriedades moleculares recorrendo a cálculos de estrutura eletrónica, simetria molecular e suas consequências, química orgânica computacional e computação de alto desempenho (HPC).