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Estratégias de Monitorização e Avaliação através de recursos e métodos digitais (EMARMD)

Unidade Orgânica Reitoria

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação B-learning

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 2

N.º de horas 25 horas

N.º de ECTS 1

Acreditação CCPFC/ACC-112222/21

Preço 75€

Datas importantes

Data de Início

Data de Fim

Candidatura até

Apresentação do curso

No período que a Educação atravessa e onde o uso do digital se revelou de suma importância para a continuidade do processo de ensino e de aprendizagem, entende-se que o desenvolvimento de competências digitais transversais e, neste caso, em particular no que diz respeito à avaliação, assumem particular importância para se conseguir, doravante, que o digital e o presencial se articulem numa formação de carácter híbrido e onde os mundos online e offline colaboram para potenciar o ato de formar.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/9342

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e outros candidatos mediante apreciação do currículo.

Fatores de diferenciação

Trata-se de um curso de formação acreditado pelo CCPFCP e ao qual foi atribuído o SELO “Uma acção INCoDe.2030”, que certifica que esta formação se enquadra no programa nacional de capacitação digital da população portuguesa nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 26/2018.

Objetivos

Pretende-se que os professores e educadores sejam capazes de:

  • conhecer métodos e estratégias digitais para desenvolvimento da avaliação em contexto educativo;
  • desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa através de recursos diversificados e inovadores;
  • preparar recursos digitais que permitam a análise de evidências das competências dos estudantes bem como o feedback sobre essas evidências;
  • identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes;
  • identificar estratégias e recursos que fazem uso do digital para que os estudantes façam uso do feedback para estruturar o desenvolvimento das suas aprendizagens.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Enquadramento e documentos orientadores

  • Apresentação dos documentos orientadores;
  • Definição de um perfil de competências na área da Avaliação com recursos digitais.

Módulo 2. Estratégias de planeamento, análise de evidências, avaliação e feedback

  • Recursos e Tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa;
  • Cenários de avaliação que recorrem a instrumentos digitais para monitorização, acompanhamento e feedback;
  • Adequação de recursos de avaliação e acompanhamento à luz da educação inclusiva.

Módulo 3. Planificação de estratégias digitais de avaliação

  • Planificação e desenho de um projeto de avaliação a partir de recursos digitais (avaliação formativa e acompanhamento, avaliação sumativa e feedback);
  • Implementação do projeto desenhado em contexto educativo.

Módulo 4. Apresentação de trabalhos

  • Apresentação dos trabalhos realizados;
  • Discussão e conclusões da Ação.

Metodologia

Este curso tem a duração de 25 horas, divididas em trabalho autónomo, na plataforma e sessões síncronas.

Será utilizada uma metodologia expositiva e de debate para apresentação e análise dos conteúdos teóricos da ação, preparação do trabalho a colocar em prática em contexto educativo e respetiva avaliação.

O trabalho autónomo (12,5h) dos estudantes será desenvolvido a partir de metodologias de trabalho individual e de grupo, de reflexão e descoberta, interação e trabalho de campo, pretendendo-se que os estudantes contactem de forma prática com as ferramentas, se apropriem delas para desenhar o seu projeto a aplicar em contexto educativo. Os estudantes deverão depois analisar e refletir sobre os resultados obtidos aquando da aplicação prática do projeto, aprender com a sua experiência e debater com os seus colegas os resultados obtidos na última sessão síncrona.

O curso está organizado numa estrutura modular, com objetivos, conteúdos e atividades específicas para cada módulo, sequencial e decorre de acordo com a calendarização indicada no cronograma do curso.

Ao longo do curso irão realizar-se sessões síncronas, de carácter obrigatório, através de uma ferramenta de comunicação online.

Avaliação

Será objeto de avaliação a participação dos estudantes nas tarefas solicitadas (20%) e a apresentação dos trabalhos e respetivo relatório individual sobre o projeto realizado (80%).

Os estudantes serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Sara Dias-Trindade
Coordenadora

Doutora em História - Didática da História e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. É docente no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro.
Colabora com vários centros de pesquisa de Universidades Brasileiras, atuando também como docente em diferentes cursos de pós-graduação em Educação e Tecnologias Digitais. Tem participado em diferentes projetos internacionais relacionados com as Tecnologias Educativas e com a Formação de Professores (coordenando atualmente o projeto “Competências Digitais Docentes em Portugal”, sediado no CEIS20-UC).
As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação.

Condições de acesso e ingresso