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Escrita Académica em Português (EAP)

Unidade Orgânica Faculdade de Letras (FLUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 12

N.º de horas 54 horas

N.º de ECTS 2

Acreditação N/A

Preço 250€

Datas importantes

Data de Início 28.11.2023

Data de Fim 15.02.2024

Candidatura até 19.10.2023

Apresentação do curso

O curso de Escrita Académica em Português integra-se na formação ao longo da vida, podendo ser útil para complementar a formação académica na vertente da comunicação escrita formal. A metodologia pedagógica do curso Escrita Académica em Português intersecta técnicas expositivas e ativas, bem como trabalho de natureza individual e colaborativa. Assim, o desenho instrutivo deste curso prevê: estudo individual (análise crítica de textos de géneros académicos e dos respetivos processos de construção); aplicação de conhecimentos à produção de novos textos (com possibilidade de uso de trabalhos em curso, mediante autorização do/a supervisor/a); redação individual e coletiva de textos; revisão / correção individual ou coletiva das produções.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/7501

Destinatários

Estudantes em fase de prosseguimento de estudos, idealmente integrados em cursos/programas de investigação conducentes à obtenção de grau de Licenciado/Mestre/Doutor por instituição de ensino superior em Portugal que exija a elaboração de uma dissertação/tese/relatório escrito.

Fatores de diferenciação

Os fatores que diferenciam o curso Escrita Académica em Português face a outras ofertas são:

  • Formação individualizada, adaptada à personalidade, ao estilo e ao ritmo de trabalho de cada um;
  • Integração em grupo restrito, mas multidisciplinar, com possibilidade de trabalho colaborativo sob supervisão da docente;
  • Apoio a revisão e correção da escrita;
  • Possibilidade de discussão individualizada de produções;
  • Aprendizagem contínua, progressiva e de acordo com perspetivas críticas de diferentes modelos / géneros de discurso académico.

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem do curso Escrita Académica em Português são:

  • Melhorar competências de expressão escrita e de organização textual ao nível exigido para apresentação pública de trabalhos de investigação (especificamente: relatórios, dissertações e teses);
  • Orientar o trabalho de escrita, no sentido de aperfeiçoar estratégias de organização textual, exposição de dados e construção de argumentação
  • Fomentar o respeito pelos preceitos dos géneros académicos e do trabalho de investigação, nomeadamente no que toca à prevenção do plágio;
  • Treinar competências específicas de redação dentro dos parâmetros de diferentes géneros académicos;
  • Exercitar o trabalho de escrita colaborativa.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Identidade e voz autoral

Módulo 2. Planos de texto e géneros textuais

Módulo 3. Gestão da informação

Módulo 4. Estilo académico

Módulo 5. Estrutura retórica

Metodologia

A metodologia pedagógica do curso Escrita Académica em Português intersecta técnicas expositivas e ativas, bem como trabalho de natureza individual e colaborativa. Assim, o desenho instrutivo deste curso prevê: estudo individual (análise crítica de textos de géneros académicos e dos respetivos processos de construção); aplicação de conhecimentos à produção de novos textos (com possibilidade de uso de trabalhos em curso, mediante autorização do/a supervisor/a); redação individual e coletiva de textos; revisão / correção individual ou coletiva das produções.

O roteiro pedagógico desenhado para este curso assenta na prossecução gradual das atividades propostas, existindo atividades cuja adequada concretização depende da conclusão da(s) anterior(es). A docente efetua um acompanhamento regular e individualizado do trabalho dos estudantes.

A frequência do curso implica a apropriação das temáticas através de uma plataforma que serve de suporte à aprendizagem, sendo que os conteúdos estão disponíveis sob a forma de texto, intercalados por vídeos, animações e exemplos. Como complemento dos conteúdos são disponibilizados ainda, em cada módulo, recursos de apoio sistematizados em diferentes categorias: textos, referências bibliográficas e recursos em linha.

A comunicação neste curso é, maioritariamente, assíncrona, sendo que o estudante pode participar nas atividades em qualquer horário (dentro das balizas temporais definidas no cronograma), a partir de qualquer local em que tenha acesso à Internet. Estão previstas sessões síncronas, por vídeoconferência e via chat, de carácter facultativo, com o objetivo de possibilitar o contacto em tempo real entre o grupo de formação e estimular a construção de uma comunidade de aprendizagem.

Avaliação

Estão previstas duas modalidades de avaliação - formativa e sumativa - concretizadas através de atividades individuais e colaborativas afetas a cada módulo. As atividades são corrigidas e avaliadas pela docente, que fornece feedback personalizado a cada estudante.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Joana Vieira Santos
Coordenador

Joana Vieira Santos é Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Linguística Portuguesa em 2000. É membro do CELGA-ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada), desenvolvendo a sua investigação em géneros académicos escritos e em estrutura da língua portuguesa. Leciona cadeiras de Linguística (Francesa e Portuguesa), com incidência em sintaxe. Coordena presentemente o Centro de Escrita Académica da FLUC Publicou em 2003 a obra Os usos do conjuntivo em Língua Portuguesa, Lisboa: FCT e Fundação Calouste Gulbenkian, col. “Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas”. Foi Coordenadora ERASMUS, Diretora do Centro de Línguas da FLUC e é atualmente subdiretora de Curso de Línguas Modernas.

Condições de acesso e ingresso