Unidade Orgânica Faculdade de Economia (FEUC)
Tipo de Formação Curso não conferente de grau
Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)
Língua de Aprendizagem Português
N.º da Edição 11
N.º de horas 81 horas
N.º de ECTS 3
Acreditação N/A
Preço 280€
Datas importantes
Data de Início 15.03.2023
Data de Fim 14.06.2023
Candidatura até 23.01.2023
Apresentação do curso
O Microsoft Excel, apesar de ser conhecido como uma “folha de cálculo”, é na realidade uma ferramenta bem mais poderosa do que a maior parte das pessoas imagina. A sua flexibilidade e simplicidade de utilização tornam-no numa escolha de eleição quer para a gestão e tratamento de dados num contexto empresarial quer para a realização de tarefas simples do dia a dia.
Apesar da sua vocação natural para tarefas relacionadas com cálculo numérico, o Excel permite a manipulação de diversos tipos de dados (datas, horas, texto), permitindo de forma rápida e fácil a criação de gráficos e diagramas, a automatização de tarefas, a organização de listas e de tabelas, a criação de listas para criação de documentos em série, a importação de dados das mais diversas fontes, a criação de documentos em ambiente colaborativo.
Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para que se tornem utilizadores competentes do Excel por forma a que sejam capazes de, no futuro, resolver de forma autónoma novos desafios com que sejam confrontados.
Aviso de Abertura:
Destinatários
Profissionais de todas as áreas de atividade que necessitam de trabalhar com dados de natureza diversa: profissionais liberais, empresários, docentes de qualquer nível de ensino.
Estudantes de cursos de licenciatura, mestrados, doutoramentos ou pós-graduações.
Fatores de diferenciação
Metodologia de ensino totalmente a distância.
Qualidade dos materiais pedagógicos a disponibilizar, fruto de uma larga experiência na docência destas matérias ao longo de quase duas décadas a públicos com características muito diversificadas.
Apoio tutorial individualizado.
Incentivo à utilização e resolução de problemas reais trazidos pelos participantes.
Objetivos
No final do curso os participantes deverão ser capazes de utilizar o Microsoft Excel a um nível avançado, como apoio na tomada de decisão, sendo capazes de estruturar uma folha de cálculo e usá-la na resolução de problemas.
Competências a desenvolver pelos estudantes:
- Organizar e estruturar dados numa folha de cálculo.
- Conceber e implementar folhas de cálculo para análise de dados.
- Automatizar tarefas simples.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1. Introdução ao Excel
Módulo 2. Construção da folha de cálculo e Operações Básicas
Módulo 3. Utilização de Funções e Fórmulas
Módulo 4. Construção de gráficos
Módulo 5. Gestão de dados
Módulo 6. Análise de dados I
Módulo 7. Análise de dados II
Módulo 8. Utilização de Macros
Metodologia
O curso de Microsoft Excel no suporte à tomada de decisão está organizado em módulos letivos sequenciais, com objetivos, conteúdos e atividades específicas. O processo de ensino-aprendizagem efetiva-se através da apropriação dos conteúdos, disponibilizados na plataforma para estudo das matérias, e da realização das atividades propostas.
Em cada módulo são disponibilizados, além dos conteúdos, ficheiros de apoio e vídeos demonstrativos de procedimentos práticos que complementam os conteúdos e apoiam na realização das atividades.
Ao longo de todo o curso estará presente um fórum geral onde os estudantes podem discutir temas gerais no âmbito do curso, lançar debates e partilhar experiências. Através deste fórum, e também das restantes ferramentas de comunicação disponíveis na plataforma, será realizado um acompanhamento pela docente do curso que apoiará a realização das atividades e também no esclarecimento de dúvidas.
O curso é realizado totalmente a distância, com o apoio da plataforma moodle, não implicando a participação dos estudantes em sessões presenciais. O acesso à plataforma faz-se de forma flexível, permitindo que os estudantes organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que lhe são propostas. As interações entre estudantes e equipa docente estabelecem-se de forma assíncrona, não exigindo a presença simultânea dos diferentes interlocutores na plataforma.
Avaliação
No âmbito da avaliação formativa, os estudantes serão convidados a realizar atividades ao longo do curso que pretendem não só identificar dificuldades que possam estar a ser sentidas no processo de aprendizagem e encontrar soluções, mas também que pretendem cimentar a ligação existente entre os estudantes e entre estes e a docente. Estas atividades passarão pela participação em fóruns, descrição de problemas reais para os quais pretendam encontrar resposta, entre outros.
A cada módulo irá corresponder um momento de avaliação sumativa concretizado através de uma atividade final de caráter obrigatório. A avaliação final de cada estudante terá em conta a participação nas atividades e os resultados obtidos nas atividades propostas ao longo do curso e será expressa numa escala qualitativa.
A classificação final do curso será expressa na escala qualitativa: Aprovado, Aprovado com Bom, Aprovado com Bom com Distinção e Aprovado com Muito Bom.
Certificação
O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.
Docentes
Professora Associada com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-Coimbra).
É Licenciada em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mestre em Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Quantitative Finance pela University of London e Doutorada em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
É autora ou co-autora de mais de 60 publicações em revistas, capítulos de livros e atas de congressos com arbitragem pelos pares. Faz arbitragem de artigos para várias publicações nacionais e internacionais.
Tem uma experiência na docência de mais de 20 anos, lecionando unidades curriculares nas áreas da Informática, Investigação Operacional, Análise de Investimentos, Modelação em Gestão e Logística a diferentes graus de ensino (licenciaturas, mestrados, doutoramentos, MBA).