Unidade Orgânica Faculdade de Letras (FLUC)
Tipo de Formação Curso não conferente de grau
Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)
Língua de Aprendizagem Português
N.º da Edição 6
N.º de horas 40 horas
N.º de ECTS 1,5
Acreditação N/A
Preço 250€
Datas importantes
Data de Início 13.03.2024
Data de Fim 22.05.2024
Candidatura de 15.09.2023 a 04.02.2024
Apresentação do curso
Este curso pretende habilitar o estudante para a compreensão das estruturas elementares da Língua Latina e respectivo funcionamento, introduzindo-o ao contacto com frases simples e um vocabulário restrito. Esta aprendizagem far-se-á de forma progressiva, mas paulatina, de modo a garantir uma melhor consolidação das competências linguísticas adquiridas.
Aviso de Abertura:
Destinatários
Este curso destina-se a investigadores das várias áreas das ciências sociais e humanas como História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Direito, Música, etc… bem como a juristas, professores de várias áreas e graus de ensino, técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, guias turísticos, eclesiásticos, religiosos(as) e outros profissionais que pretendam adquirir o Latim Elementar ou reavivar conhecimentos.
Para frequentar o curso é necessário ter habilitações ao nível do 12º ano de escolaridade.
Fatores de diferenciação
A modalidade de ensino totalmente a distância permite que a formação se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e do horário. Tratando-se de uma oferta formativa de curta duração que se distingue na área do ensino do Latim, funciona em português e permite o desenvolvimento de bases úteis aos interessados em aprofundar as temáticas tratadas nos cursos seguintes. A metodologia deste curso proporciona aos interessados uma aprendizagem paulatina que facilita a assimilação pausada dos conhecimentos ao ritmo de cada um. O conhecimento da Língua Latina dota os interessados de uma chave de acesso a um património cultural que valorizará a actividade profissional de investigadores das várias áreas das ciências sociais e humanas como História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Direito, Música, etc., bem como de juristas, professores de várias áreas e graus de ensino, técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, guias turísticos, eclesiásticos e religiosos (as). Os falantes de língua portuguesa adquirem uma ferramenta excepcional para a compreensão da etimologia e da dinâmica da língua materna.
Objetivos
O curso integra uma forte componente gramatical (que inclui a aquisição das principais estruturas da língua). Pretende, assim, constituir um auxílio para todos quantos desejam iniciar uma aprendizagem do idioma latino e/ ou conhecer e dominar melhor as estruturas da sua própria língua.
No final do curso, o estudante o deverá ser capaz de:
- conhecer as estruturas fundamentais da língua latina.
- conhecer a 3ª, 4ª e 5ª declinações e os adjectivos de 2ª classe nos vários graus.
- conhecer os pronomes relativo, possessivo, indefinido e alguns pronomes demonstrativos.
- conhecer a conjugação verbal dos tempos do infectum e do perfectum no modo indicativo, o infinitivo e o imperativo presente nas vozes activa e passiva.
- conhecer a flexão de alguns verbos compostos do verbo Esse no indicativo, imperativo e e infinitivo.
- alargar o seu domínio de vocabulário latino.
- compreender e produzir enunciados complexos (coordenação e subordinação que use o modo indicativo e/ou infinitivo).
- reconhecer relações etimológicas entre léxico latino e léxico português.
Conteúdos Programáticos
O curso Latim Elementar II estrutura-se em cinco módulos sequenciais.
Módulo 1. Lectio prima
- Tema 1.1 - As desinências da voz passiva: flexão verbal da voz passiva no presente, pretérito imperfeito e futuro do indicativo
- Tema 1.2 - O imperativo e o infinitivo passivos
- Tema 1.3 - O agente da passiva
- Tema 1.4 - O pronome possessivo
Módulo 2. Lectio secunda
- Tema 2.1 - A terceira declinação. Nomes de tema em consoante e de tema em I
- Tema 2.2 - Os pronomes relativo, indefinido e interrogativo.
- Tema 2.3 - A oração relativa
- Tema 2.4 - O adjectivo de 2ª classe
Módulo 3. Lectio tertia
- Tema 3.1 - O Pretérito perfeito do indicativo
- Tema 3.2 - Outras formas do perfectum
- Tema 3.3 - O perfectum na voz passiva
- Tema 3.4 - Os nomes de tema em U
Módulo 4. Lectio Quarta
- Tema 4.1 - Graus dos adjectivos
- Tema 4.2 - A oração infinitiva
- Tema 4.3 - Consolidação dos módulos anteriores
Módulo 5. Lectio Quinta
- Tema 5.1 - Os nomes de tema em E
- Tema 5.2 - Alguns verbos compostos do verbo Esse
- Tema 5.3 - Consolidação dos módulos anteriores
Metodologia
O curso Latim Elementar II realiza-se na modalidade totalmente a distância, a qual permite, por um lado alguma flexibilidade de tempo e de espaço, mas requer, por outro, disciplina e auto-aprendizagem por parte do estudante. Os conteúdos programáticos serão apresentados em formatos diversos, tais como: texto, imagens, esquemas, hiperligações, etc.
Tendo em conta os objetivos a atingir, será utilizada uma metodologia expositiva e ativa, a qual alia informação teórica com uma componente prática, estando previstos, ao longo do curso, exercícios de aplicação e consolidação para testar a progressão das aprendizagens.
A comunicação será, maioritariamente, assíncrona, podendo o estudante aceder e participar no curso em qualquer horário (dentro das balizas temporais definidas no cronograma), a partir de qualquer local em que tenha acesso à Internet. Serão propostos momentos síncronos (recomendáveis, mas de natureza facultativa) para esclarecimento de dúvidas e interação da comunidade de aprendizagem.
Avaliação
Neste curso, a avaliação é contínua e sumativa, concretizada a partir da realização de exercícios de aplicação e consolidação, cujo peso na classificação final varia em função do esforço exigido ao estudante.
Prevê-se uma avaliação quantitativa expressa numa escala de 1 a 20 valores.
Certificação
O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.
Docentes
Doutorada em Estudos Clássicos na especialidade de Literatura Novilatina (2004). É docente da Fluc desde 1995 onde tem ensinado vários níveis de Latim entre outras disciplinas da sua área de formação. As suas publicações refletem o seu trabalho de investigação na leitura, estudo e tradução de textos latinos da antiguidade mas também, e sobretudo, do humanismo português dos séc. XVI e XVII. Das edições de textos latinos destacam-se Santo Agostinho, O De Excidio Vrbis e outros sermões sobre a queda de Roma, trad. Intr. E notas de C.M. Urbano, Classica Digitalia, 2010, IUC; Transcrição e versão portuguesa de Cartas latinas do Padre António Vieira in Obra Completa, Tomo I Volume IV: Cartas de Lisboa Cartas da Baía. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013, p. 398-401, 437. Transcrição e tradução de carta latina inédita in Francisco Xavier de Meneses IV Conde da Ericeira. O Raiar das «Luzes» entre fastos barrocos. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2019.
É membro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e Prof. Associada da Faculdade de Letras. Fez o doutoramento em 2003, beneficiando de uma bolsa da Fundação Calouste Gulkbenkian e especializando-se em Literatura Neolatina. Possui mais de 25 anos de experiência de ensino de Língua Latina, em cursos de 1º e 2º ciclo. Participa na edição e tradução dos 20 volumes do Cursus Philosophicus Aristotelicus Conimbricensis. Entre diversos títulos publicados, salientam-se as edições e traduções de textos neolatinos como Código Pedagógico dos Jesuítas. Ratio Studiorum da Companhia de Jesus – Edição bilingue. Versão portuguesa de Margarida Miranda. Lisboa, Esfera do Caos, 2009; A Tragédia de Acab de Miguel Venegas S. I. e o início de um género dramático (séc. XVI). Lisboa, FCG, 2006; Transcrição e versão portuguesa de cartas latinas do Padre António Vieira, in Obra Completa, Tomo I Volume IV: Cartas de Lisboa Cartas da Baía. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013, p. 373-375 e 415-418.