/ Cursos / Cursos com candidaturas abertas

Introdução à Programação usando Java (IPJ)

Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 15

N.º de horas 81 horas

N.º de ECTS 3

Acreditação N/A

Preço 280€

Datas importantes

Data de Início 03.02.2026

Data de Fim 27.04.2026

Candidatura até 14.12.2025

Apresentação do curso

Atualmente a informática e as comunicações desempenham um papel incontornável na sociedade e é difícil encontrar sectores que delas não dependam. Por outro lado, a programação pode ser vista como uma mais-valia em diversas áreas, nomeadamente nas Engenharias e Ciências Exatas, mas também na Economia, no Design Tecnológico e muitas outras.

Aprender a programar é, no entanto, uma tarefa que coloca desafios significativos, pois é essencialmente baseada na resolução de problemas.

A programação pode ser vista, assim, como a arte de analisar problemas e encontrar uma estratégia que os permita resolver corretamente através de um programa de computador.

A linguagem Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas a nível profissional, constituindo a base de muitos sistemas informáticos. Através dela é possível jogar on-line, conversar pela Internet, visualizar imagens em 3D, entre muitas outras aplicações.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/4641

Destinatários

Licenciados/as em áreas de Engenharia ou Ciências, bem como detentores/as do 12º ano de escolaridade com aprovação na disciplina de Matemática A.

Fatores de diferenciação

A modalidade totalmente a distância desta formação permite que a mesma se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e horário laboral.

Tratando-se de um curso de curta duração de iniciação à temática, a formação fornecerá bases úteis aos interessados em aprofundar posteriormente os seus conhecimentos noutras formações.

O facto de a formação ser em língua portuguesa, abre o espaço a todos os eventuais estudantes do mundo lusófono, uma vez que a maioria deste tipo de formações que existe é em língua inglesa.

A equipa docente é uma equipa altamente especializada em formação a distância e com larga experiência no ensino da programação, nomeadamente usando a linguagem Java.

Objetivos

O objetivo principal deste curso é permitir aos/às participantes dominar os conceitos básicos de programação e torná-los capazes de compreender e criar programas de pequena e média complexidade.

Para isso é necessário que conheçam as características e a sintaxe de uma linguagem de programação e que desenvolvam técnicas de resolução de problemas adequadas à criação de programas de computador.

Competências a desenvolver:

  • Resolução de problemas através de computador;
  • Conceção e implementação de programas de baixa e média complexidade usando a linguagem Java.

Conteúdos Programáticos

Tema 1. Introdução à resolução de problemas

Tema 2. Conceitos básicos: estrutura de um programa, tipos de dados e operadores

Tema 3. Comunicação básica com o utilizador

Tema 4. Estruturas de seleção

Tema 5. Estruturas de repetição

Tema 6. Subprogramas

Tema 7. Coleções simples

Tema 8. Ficheiros

Metodologia

A dinâmica do curso assenta numa metodologia que alia informação teórica com forte componente prática, de modo a que os/as participantes possam adquirir e sedimentar competências de resolução de problemas através de computador.

O curso é realizado totalmente a distância, fomentando-se a participação ativa do/a estudante em atividades de carácter individual e colaborativo, através da resolução de problemas. Os materiais disponibilizados são de várias tipologias, permitindo aos/às participantes compreenderem os conceitos básicos de programação.

Para além do acompanhamento regular das/os docentes no esclarecimento de eventuais dúvidas e na realização das atividades, procurar-se-á construir uma comunidade de participantes que aprende ao ajudar-se mutuamente.

Avaliação

Ao longo do curso, os/as estudantes serão convidados a realizar atividades que pretendem identificar dificuldades que possam estar a ser sentidas no processo de aprendizagem, encontrar soluções e também cimentar a ligação existente entre os/as estudantes e entre estes e os/as docentes.

Em cada módulo estão previstas atividades formativas e sumativas. A avaliação final de cada estudante terá em conta a participação nas atividades e os resultados obtidos nas atividades sumativas propostas ao longo do curso e será expressa numa escala qualitativa.

A classificação final do curso será expressa na escala qualitativa: Aprovado, Aprovado com Bom, Aprovado com Bom com Distinção e Aprovado com Muito Bom.

Certificação

O/A estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

António José Mendes
Coordenador

António José Mendes é doutorado em Engenharia Informática e é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde leciona cursos de programação.
Os seus interesses de investigação centram-se na Aprendizagem em Ciências da Computação, com especial ênfase na área da Programação, e em Ensino a Distância. Desenvolve investigação no grupo Cognitive and Media Systems do CISUC. É autor / co-autor de mais de 150 artigos em revistas e conferências internacionais.

Maria José Marcelino

Maria José Marcelino é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde obteve o seu doutoramento em Engenharia Informática. Nesse departamento leciona cursos de programação e da Aprendizagem mediada pela tecnologia.
Os seus principais interesses de investigação incluem a simulação e a modelação aplicadas à educação, a aprendizagem da programação e as metodologias em eLearning. Desenvolve investigação no grupo Cognitive and Media Systems do CISUC. É autora / co-autora de vários artigos em revistas e conferências internacionais e esteve e está envolvida nalguns projetos nacionais e internacionais na área da tecnologia educacional.

Condições de acesso e ingresso