NAE Leva Bastidores da Ciência à Noite Europeia dos Investigadores 2025
O Núcleo das Áreas Estratégicas (NAE), do Serviço de Promoção e Gestão da Investigação (SPGI) da Universidade de Coimbra, em colaboração com o projeto RM Framework: Creating a European Framework for Research Management Training and Networking, vai marcar presença na Noite Europeia dos Investigadores 2025 (NEI), que se realiza no próximo dia 26 de setembro, entre as 17h00 e as 00h00, na Baixa de Coimbra.
A equipa terá lugar no ponto 89, em frente à Casa Aninhas, onde dará a conhecer a atividade “Mergulho nos bastidores da ciência – o apoio e gestão em investigação”.
A iniciativa pretende dar a conhecer o papel menos visível, mas fundamental, dos/as profissionais em gestão de ciência, responsáveis por garantir que cada projeto de investigação decorre com sucesso.
Porque o caminho da ciência começa muito antes do primeiro ensaio, o NAE convida o público a descobrir como se constrói, nos bastidores, a investigação que faz avançar o conhecimento.
Mergulho nos bastidores da ciência – o apoio e gestão em investigação
Todos os dias a ciência é chamada a responder aos grandes desafios do nosso mundo—das alterações climáticas à saúde global, da educação inclusiva à construção de instituições mais justas. Por detrás de cada projeto, há escolhas e colaborações que raramente estão sob os holofotes, mas que são essenciais para que a ciência avance. O sucesso de um projeto científico começa muito antes do primeiro “ensaio”.
Esta atividade convida o público a explorar, de forma lúdica e interativa, o lado menos visível da investigação: De onde vem o financiamento para a ciência? Como se prepara uma proposta de investigação? Como se monta uma equipa? Como se monta um laboratório? O que significa gerir um projeto complexo? E como se constrói uma ciência aberta, responsável e colaborativa?
Com jogos e missões para todas as idades, e muita conversa, vamos abrir portas aos bastidores da ciência e perguntar: o que é isto de trabalhar em ciência “sem ser cientista”?
Enquadrada no projeto europeu RM Framework (2025–2027), a atividade dá a conhecer a profissão—ou melhor, as profissões — de gestão de ciência, que ajudam a tornar possível a resposta coletiva da ciência aos desafios do nosso tempo.