Tumor Desmoplásico de Células Pequenas e Redondas: Atravessar a matriz & inovar no tratamento de tumores sólidos pediátricos com células CAR-T

Acrónimo: D(C)ART

Duração

01/05/2025 - 30/04/2027

Apresentação

Objetivo temático: O objetivo geral deste projeto é identificar e caracterizar novos alvos terapêuticos específicos e seguros, como a NCL, abrindo caminho para a geração de uma terapia celular com células CAR-T dirigida contra o DSRCT, fazendo uso de modelos in vitro organotípicos que recapitulem a doença.

Área Científica: Biomedicina e Biotecnologia

Síntese do Projeto: Os sarcomas são tumores raros de origem mesenquimal que representam praticamente 21% dos cancros infantis. O tumor desmoplásico de células pequenas e redondas (DSRCT) é um sarcoma agressivo, e raro, que ocorre maioritariamente em adolescentes e adultos jovens. A nucleolina (NCL), por seu lado, representa um alvo específico e seguro para a geração de células CAR-T para o tratamento de tumores sólidos. Neste projeto hipotetizamos que células CAR-T anti-NCL que compreendam um domínio VHH antinucleolina levem à ativação de células T humanas, através dos domínios intracelulares CD28 e CD3ZETA após ligação à NCL, induzindo a morte celular em modelos organotípicos de DSRCT que recapitulem o tumor humano. A originalidade desta proposta reside na intersecção de áreas científicas complementares, tanto na base molecular do DSRCT e modelos celulares correspondentes, como em células CAR-T contra tumores sólidos pediátricos “frios”.

Área de intervenção: Nacional

Investigador Responsável na UC: Ana Teresa Amaral

Unidade Orgânica UC: Reitoria - CNC

Instituições participantes no Projeto: Universidade de Coimbra

Instituição Financiadora/Gestora: Fundação Rui Osório de Castro

Programa de Financiamento: 9ª edição do Prémio Rui Osório de Castro / Millennium bcp

Período de execução: 01/05/2025 a 30/04/2027 (24 meses)

Custo total elegível (EUR): 15000€

Técnico do Projeto: Catarina Lopes | catarina.lopes@uc.pt

Contacto: 239247749 (210030)