Mind

Programa Mind para doentes oncológicos: Ensaio controlado randomizado  para o teste de custo-efetividade e eficácia na mudança de indicadores psicológicos  e biológicos em mulheres com carcinoma da mama
Referência: PTDC/PSI-GER/7847/2020

Duração

01/09/2021 - 31/08/2024

Apresentação

Área Científica: Psicologia Geral

Síntese do Projeto: O carcinoma da mama é o carcinoma mais diagnosticado em mulheres, com milhões de novos casos por ano. Tanto a doença como os tratamentos provocam uma diminuição do funcionamento físico e psicológico, que pode contribuir para fadiga, distúrbios do sono, depressão, ansiedade e para uma imagem corporal e qualidade de vida reduzidas. Em consequência da maior eficácia dos tratamentos médicos, a longevidade dos doentes oncológicos tem aumentado e as consequências da doença e dos seus tratamentos são mais pervasivas. Após o tratamento, os doentes experienciam habitualmente falta de continuidade de acompanhamento e recursos, o que dificulta a transição para rotinas diárias e o regresso ao trabalho. A psicopatologia no carcinoma da mama é particularmente problemática devido à sua associação com piores níveis de funcionalidade e adesão ao tratamento, assim como menor sobrevivência a longo-prazo devido a alterações endócrinas e imunológicas. Estes dados salientam a necessidade de desenvolver e testar a eficácia de intervenções psicológicas para a promoção de regulação emocional adaptativa, e de preparar mulheres com carcinoma da mama para a sobrevivência. Estas intervenções podem ser particularmente pertinentes durante os tratamentos de radioterapia, quando as doentes ainda se encontram a realizar tratamentos ativamente e, ao mesmo tempo, a preparar-se para a sobrevivência. Várias intervenções baseadas em mindfulness têm sido desenvolvidas para aliviar distress e psicopatologia em mulheres com carcinoma da mama. Estas intervenções têm sido apontadas como promissoras na melhoria de indicadores de saúde mental, epigenéticos e imunológicos no carcinoma da mama, apesar de se considerar também que a continuidade do desenvolvimento e teste destas intervenções neste contexto é fundamental. Outra forma de psicoterapia considerada promissora no cancro é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). A ACT parece ser particularmente importante neste contexto devido à apresentação habitual de níveis elevados de evitamento experiencial e de falta de ação comprometida, dois processos que a ACT tem como objetivo diminuir. Concomitantemente, têm crescido evidências sobre a importância de cultivar autocompaixão após um diagnóstico oncológico. Estando a auto-compaixão associada a menor psicopatologia em pessoas com cancro, assim como a menores níveis de inflamação induzida por stress, e tendo a Terapia Focada na Compaixão (CFT) sido demonstrada como eficaz na melhoria da saúde psicológica, a promoção deste processo parece ser importante na intervenção em oncologia. Além disso, uma vez que a ACT, o mindfulness, e a CFT são abordagens complementares e compatíveis, a sua integração tem recebido atenção e apresentado benefícios adicionais em várias doenças.

Por estas razões, o Programa Mind para Doentes Oncológicos foi desenvolvido pela IP deste projeto, através da integração de componentes da ACT, mindfulness e CFT, especificamente adaptados às necessidades de uma população oncológica. Esta intervenção tem como objetivo promover o bem-estar, prevenir stress subsequente e promover a adaptação à doença e ao período de pós-tratamento. Um estudo piloto recente apresentou os dados preliminares desta intervenção, sugerindo uma aceitabilidade elevada e eficácia no aumento dos níveis de saúde psicológica em mulheres com carcinoma da mama(30). No entanto, o pequeno tamanho da amostra, a metodologia do estudo (grupo de controlo inativo), e o uso exclusivo de medidas de autorresposta, limitam a interpretação e generalização dos resultados, criando uma oportunidade para a otimização e teste de eficácia do programa através de métodos mais robustos.

Investigador Responsável na UC: Professora Doutora Maria Inês Oliveira e Costa de Almeida Trindade

Unidade Orgânica UC: FPCEUC

Instituições participantes no Projeto: Universidade de Coimbra (UC), Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto - Associação (i3S)

Instituição Financiadora/Gestora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Programa de Financiamento: Projetos de Investigação Científica e

Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos (IC&DT) 2020

Período de execução: De 01/ 09/ 2021 a 31/ 08/ 2024 (36 meses)

Custo total elegível (EUR): 245.681,28 EUR

Apoio financeiro público nacional: 245.681,28 EUR

Técnico do Projeto: Miguel Barateiro

Contacto: 239247027