Cartografia Social do Território da Malcata: Relatório Territorializado

Fátima Aves
Edmundo Gallo
Júlia Borges
Diogo Guedes Vidal
17 setembro, 2024≈ 2 mins de leitura

As metodologias utilizadas neste projeto assentam nos trabalhos anteriores de pesquisa-ação desenvolvidas quer na LISSA, quer no OTSS, enfatizando a transição ecológica, o desenvolvimento de sistemas de participação e cidadania ativa desenvolvidos no contexto da LISSA, a governança viva, a gestão compartilhada e a cartografia social desenvolvidas no contexto da OTSS, a partir da qual construímos metodologicamente esta incursão pelo território referido.

O relatório está estruturado em quatro partes: uma primeira que procura enquadrar a missão num contexto nacional e europeu, transfronteiriço, bem como descrevendo os antecedentes da cooperação entre Portugal e Brasil; uma segunda parte que apresenta os objetivos da cartografia social, a abordagem metodológica e o plano de trabalho; uma terceira parte que se foca nos principais resultados da cartografia social nos três momentos – Vilar Maior, Universidade Sénior do Sabugal e Malcata; e uma quarta parte que se foca nas perspetivas de continuidade tendo em conta esta experiência, terminando com as conclusões finais.

Alves, F., Gallo, E., Borges, J., & Vidal, D. G. (Eds.). (2024). Cartografia Social do Território da Malcata: Relatório Territorializado (p. 53). Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.48552/rw6e-gt60