Workshop Participativo da Ria Formosa | SHIFT-MARES
Hoje decorre na Universidade do Algarve – Campus de Gambelas o workshop que aprofunda o diálogo entre ciência, comunidades locais e setor do turismo sobre os impactos das alterações climáticas nos serviços dos ecossistemas costeiros.
A sessão, intitulada “Variações nos serviços de ecossistemas da Ria Formosa em cenários de alterações climáticas: impactos no turismo costeiro”, inclui apresentações científicas, debates e exercícios participativos, dinamizados por *Fátima Alves e *Rosário Rosa, em articulação com Francisco Leitão e Irene Martins (Ciimar) e toda a sua equipa da Universidade do Porto.
Na sessão de abertura, Fátima Alves apresenta os objetivos e as metodologias do workshop.
Ao longo do dia, Fátima Alves e Rosário Rosa dinamizam os seguintes exercícios:
-
Debate com a diversidade sobre os resultados previstos pelo projeto;
-
Identificação e debate de medidas de mitigação dos efeitos das alterações climáticas e de outras pressões na Ria Formosa;
-
Exercício co-participativo para elaborar e priorizar medidas que reduzam a perda de serviços dos ecossistemas ligados ao turismo na Ria Formosa.
O objetivo é identificar medidas de mitigação dos efeitos das alterações climáticas e de outras pressões na Ria Formosa, bem como co-elaborar estratégias para proteger os serviços de ecossistema essenciais ao turismo sustentável.
Esta iniciativa integra-se no projeto SHIFT-MARES, que promove uma transição ecológica justa e reforça a governança costeira através da coprodução de conhecimento entre ciência, políticas públicas e práticas locais.
* Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet, Laboratório Associado TERRA da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal.