Chamada para Artigos: Experiências de Educação Ambiental Crítica com Comunidades Tradicionais em Ambientes Costeiros e Marinhos

08 outubro, 2025≈ 4 mins de leitura

A Revista Poiésis, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UniSul), convida investigadores a contribuírem para o Dossiê Temático “Experiências de Educação Ambiental Crítica com Comunidades Tradicionais em Ambientes Costeiros e Marinhos”.

O dossiê pretende reunir investigações que explorem práticas educativas inovadoras e críticas em comunidades costeiras e marinhas, promovendo a integração entre saberes tradicionais, educação ambiental e sustentabilidade, com atenção especial a dimensões de interculturalidade, justiça climática e participação comunitária.

Temas de interesse

Serão aceites artigos que abordem, entre outros:

  • Conflitos e convergências entre políticas públicas e saberes locais

  • Educação ambiental crítica e saberes tradicionais

  • Participação comunitária na co-criação de projetos educativos

  • Interculturalidade, justiça climática e liderança feminina

  • ‘Artivismo’, histórias orais e metodologias participativas

  • Relação entre identidade cultural, espiritualidade e sustentabilidade

Datas importantes

  • Submissão de artigos: 30 novembro 2025 – 15 março 2026

  • Publicação prevista: julho de 2026

Organizadores:

  • Dr. Rodrigo Rodrigues de Freitas (PPGE/UNISUL)

  • Dra. *Fátima Alves (CFE/UC e UAb)

Esta iniciativa é promovida por:

Para mais informações sobre submissão, critérios editoriais e contactos da revista, consulte: Poiésis

Participe e contribua para a promoção de práticas educativas transformadoras em defesa dos ambientes costeiros e marinhos!


* Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet, Laboratório Associado TERRA da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal.