Possible nature(s) in urban spaces: plurality and agency to tackle socio-ecological challenges
Diogo Guedes Vidal, Fátima Alves e Edmundo Gallo, investigador@s do Societies and Environmental Sustainability Research Line do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua extensão na Universidade Aberta de Portugal, concluíram um número temático na revista Frontiers in Environmental Science, intitulado "Possible nature(s) in urban spaces: plurality and agency to tackle socio-ecological challenges.". Este projeto de edição contou ainda com a colaboração de Marluci Menezes do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. e de Pedro Tomé do CSIC.
Este número especial procurou promover uma reflexão aprofundada sobre novas maneiras de entender a natureza nas cidades, desafiando a visão tradicional que a vê como um cenário passivo. Foram reunidas contribuições que destacam a natureza como um agente ativo, capaz de transformar as cidades em espaços mais sustentáveis e resilientes. A editorial enfatiza a necessidade de incluir múltiplas vozes e saberes, reconhecendo a importância das interdependências entre naturezas, sociedades e culturas. Somente assim será possível imaginar futuros urbanos mais justos e adaptativos para enfrentar os desafios socioecológicos.
Os/as editores/as agradecem a todos e todas que contribuíram para este número especial e esperam que as reflexões apresentadas inspirem a mudanças transformadoras!
Convidamos a ler na Frontiers in Environmental Science e a partilhar!