Interculturality in the Development of Technology-Mediated Courses for Massive Health Education: A Systematic Review
Foi hoje publicado em acesso aberto o artigo "Interculturality in the Development of Technology-Mediated Courses for Massive Health Education: A Systematic Review" que conta com a coautoria de Fátima Alves do Societies and Environmental Sustainability Research Group do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua extensão na Universidade Aberta de Portugal.
Este estudo, desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal, analisa o papel dos Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) na educação em saúde, destacando como estes ambientes virtuais de aprendizagem promovem a interculturalidade e o bem-estar social e de saúde em diversos contextos. A revisão sistemática analisou 15 estudos publicados entre 2016 e 2023, abrindo pistas sobre os principais processos no desenvolvimento de MOOCs destinados a profissionais de saúde e ao público em geral. Ao permitir a abordagem da diversidade cultural nos contextos de trabalho, os MOOCs têm revolucionado a educação à distância na área da saúde, oferecendo novos caminhos para a aprendizagem, formação e disseminação de conhecimento.
Convidamos a ler o artigo completo na revista European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education,
Cunha, P. S. da, Barbalho, I. M. P., Fernandes, F. R. dos S., Romão, M. H., Valentim, J. L. R. da S., Coutinho, K. M. D., Araújo, K. S. de, Valentim, R. A. de M., Dias, A. de P., Baptista, N. A. do N., Silva, J. A. da, Clemente, H. A., Alves, F., & Coutinho, K. D. (2024). Interculturality in the development of technology-mediated courses for massive health education: A systematic review. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (MDPI), 14, 2754–2771. https://doi.org/10.3390/ejihpe14100181