/ Património Edificado / Obras de Conservação

Colégio das Artes

Iniciativas de valorização e reabilitação

Obras

O Colégio das Artes começou a ser construído no século XVI, formando, em conjunto com o Colégio de Jesus, o complexo colegial jesuíta. Com uma longa e diversa história de ocupação, o edifício conheceu múltiplas adaptações, tendo inclusivamente funcionado como unidade hospitalar entre o séc. XIX e o final do séc. XX. No entanto, e apesar da sua relevância histórica e arquitectónica, este edifício encontra-se actualmente em mau estado de conservação, apresentando claros sinais de degradação estrutural e material.

Consciente da importância de atuar, a Universidade de Coimbra tem vindo nos últimos anos a promover um conjunto de iniciativas destinadas à sua valorização e reabilitação.

Em 2017, foi intervencionada a Sala de Projeto 1, obra da autoria do arquiteto Paulo Providência (DARQ) e que viria a ser distinguida com o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira (PNAM), em 2023.

Em 2019, foi apresentado publicamente o "Projeto para a Reabilitação das Coberturas, Fachadas e Criação de Acessibilidades", da autoria do arquiteto Paulo Providência. Este projeto integra um conjunto de ações estruturais, entre as quais se inclui a empreitada, iniciada em 2024 e ainda em curso, de substituição das caixilharias em fachada. Esta empreitada é uma antecipação de trabalhos já previstos no "Projeto Geral (...)" e aprovados pela Tutela do Património.

Para breve, temos a assinalar o início dos trabalhos do "Projeto para a Reabilitação das Coberturas, Fachadas e Criação de Acessibilidades". Estes trabalhos vão decorrer de forma faseada, atendendo à dimensão e complexidade da intervenção, e vão começar pela cobertura e fachada norte do Colégio das Artes (Fase 1).