Denominação
Laboratório Chimico
Ocupação atual
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Propriedade
Universidade de Coimbra

Caracterização histórico-artística
Durante a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, em 1772, procurou-se implementar na Universidade um ensino crítico e experimental, sobretudo nas áreas das ciências. Para isso, foi erguido sobre as antigas instalações do refeitório e cozinha do extinto Colégio da Companhia de Jesus um dispositivo destinado ao ensino experimental da química: o Laboratório Chimico. O projeto foi desenhado pelo tenente coronel inglês Guilherme Elsden juntamente com o seu ajudante oficial Joaquim de Oliveira, a partir de um modelo trazido de Viena de Áustria, onde a “referida Arte tem chegado ao gráo da mayor perfeição”.
A fachada principal destaca-se pela sua composição neoclássica de linhas simétricas e proporções equilibradas, com janelas amplas enquadradas por pilastras, entablamento de tríglifos e balaustrada coroada com sucessão de urnas, de onde se destacam o corpo central, formado por quatro colunas dóricas que suportam o coroamento principal e um frontão triangular com a inscrição “Laboratório Chimico”.
Em 2006, foi instalado ali parte do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, em funcionamento até os dias de hoje. Este projeto, premiado, abriga o mais antigo núcleo museológico português de história natural e instrumentos científicos, com peças recuadas até o século XVIII.