Denominação
Arquivo da Universidade de Coimbra
Ocupação atual
Arquivo e centro de investigação
Propriedade
Universidade de Coimbra

Caracterização histórico-artística
Foi o primeiro edifício a ser construído no complexo da Cidade Universitária, entre 1943 e 1947, sendo inaugurado no ano seguinte. Projetado por José Alberto Pessoa o seu carácter classicista e monumental, caro ao regime totalitário que o construiu, exprime-se essencialmente pelas pilastras e moldura que enobrecem o portal de entrada.
O edifício é dividido em duas secções: a principal é composta por quatro pisos, ocupados pela administração e serviços de atendimento aos público e consulta de documentos, contendo salas de leitura, do catálogo, de conferências e de exposições temporárias. A outra secção, composta por seis pisos, funciona como depósito de documentos, livros e pergaminhos pertencentes ao Arquivo. Dentre o seu vasto património documental, destaca-se a carta de criação do Estudo Geral, outorgada por D. Dinis, nos finais do século XIII, documento fundacional da Universidade portuguesa.
Além de Arquivo da Universidade o edifício sedia o Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.