Denominação
Departamento de Matemática
Ocupação atual
Departamento de Matemática
Propriedade
Universidade de Coimbra

Caracterização histórico-artística
Inserido no ambicioso plano para a renovação do espaço universitário, o Departamento de Matemática foi dotado de novas instalações, dispostas numa planta em “T”. Ultrapassada a opção que previa a conjugação dos departamentos de Física, Química e Matemática numa só construção, foi projetado, por Lucínio Guia da Cruz, o edifício atual do Departamento de Matemática, num bloco autónomo. A construção iniciou-se em 1964 e foi inaugurada cinco anos depois, num evento marcado por uma revolta estudantil contra o regime totalitário.
Obedecendo aos cânones estilísticos adotados pela Comissão Administrativa da Cidade Universitária de Coimbra, o edifício do Departamento de Matemática apresenta uma conceção arquitetónica inspirada num suave classicismo monumental. O portal da fachada principal foi ornamentado com os baixos-relevos esculpidos por Gustavo Bastos, evocando “A Matemática como Ciência da Natureza”, do lado esquerdo, e “A Matemática como Ciência do Pensamento”, no direito. O átrio de entrada foi decorado nas paredes laterais com dois frescos, um dedicado à “Matemática portuguesa ao serviço da epopeia nacional” e o outro à “Matemática desde os Caldeus e Egípcios até aos nossos dias”, da autoria de Almada Negreiros.
O edifício abriga serviços pedagógicos e administrativos, até os dias de hoje, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.