Data/Hora:

7 março | 9h30-13h30 – 15h00-16h30

8 março | 9h30-13h00 – 14h30-17h30

9 março | 9h30-13h00

Nº de vagas: 10 para estudantes de programas na Escola Doutoral da Saúde e Escola doutoral de Recursos naturais, agroalimentar e ambiente

Curso em Português/ Inglês/ Espanhol

Local: Online

Inscrições abertas até 1 de Março aqui

Descrição breve

São feitos grandes esforços na Investigação e Desenvolvimento (I&D) de medicamentos para desenvolver novos medicamentos eficazes e seguros. No entanto, as taxas de insucesso clínico para tratamentos que atrasam ou impedem a progressão de doenças são extremamente elevadas, com, por exemplo, quase 100% das principais perturbações neurodegenerativas com numerosos compostos a falhar por falta de eficácia em ensaios clínicos caros e demorados. A farmacologia é uma disciplina central que sustenta a investigação na descoberta e desenvolvimento de medicamentos. Abrangendo a farmacologia fundamental e clínica, a Farmacologia é o ramo da ciência biomédica que estuda as interações entre químicos e seres vivos dirigidos a prevenir, melhorar ou curar as consequências deletérias das suas doenças. O desenvolvimento de novos medicamentos é um processo incrivelmente complexo que envolve múltiplas rondas de ensaios e testes para avaliar farmacocinética, eficácia e segurança, desde o rastreio dos candidatos terapêuticos até à concepção de ensaios clínicos em seres humanos.

Este curso é baseado num ensino inspirado na Investigação, ministrado por profissionais em farmacologia investigação laboratorial, indústria farmacêutica, e outras áreas da ciência incluindo biologia molecular, desenvolvimento de fármacos, ensaios clínicos e farmacométricos.

Em primeiro lugar, os métodos quantitativos e qualitativos in silico, in vitro e in vivo serão cobertos para a identificação de novos mecanismos de ação e avaliação da farmacocinética e eficácia dos compostos. Elevada capacidade de produção em ensaios de rastreio in silico/in vitro para caracterização farmacodinâmica e farmacocinética e a utilização de modelos de pequenos animais em farmacologia de investigação serão especificados durante este curso, discutindo o sucesso de protocolos e projetos em doenças neurodegenerativas, psiquiátricas e oncológicas. Aplicação de protocolos e projetos pré-clínicos técnicas de imagem (por exemplo, Ressonância Magnética, Imagem Molecular Nuclear & Emissão de Positrões Tomografia) em pequenos animais roedores será também explorada quando utilizada para a avaliação de segurança e eficácia de novos produtos químicos.

A investigação translacional será também explorada com base em exemplos práticos de tradução do laboratório básico de investigação biomédica para medicamentos comerciais para diagnóstico e tratamento de doentes. Os estudantes serão capazes de aplicar conhecimentos e competências científicas básicas à concepção de estudos experimentais, análise de dados e modelação e simulação de dados farmacocinéticos/farmacodinâmicos (PK/PD) para apoiar o desenvolvimento de medicamentos e farmacoterapia personalizada.

Através de cursos inovadores e oportunidades de investigação independente, o programa incute ao estudante um raciocínio estratégico para impulsionar a produtividade da I&D pré-clínica e desenvolver medicamentos terapêuticos inovadores. Os estudantes são fortemente encorajados a participar interactivamente durante as aulas e completarão um teste final sobre os tópicos expostos.

Coordenadora do curso: Ana Cristina Bairrada Fortuna (FFUC/CIBIT) [afortuna@ff.uc.pt]

Formadores convidados:

Fabio Sonvico – Biosketch