Obtenha os conhecimentos, a experiência, a rede necessária para tornar o seu doutoramento mais próximo das necessidades do mercado/sociedade.

O curso Needs Led PhD concede aos alunos de doutoramento as ferramentas necessárias para passar da ideia de doutoramento ao impacto real dentro da sua área de investigação. O estudante desenvolverá competências práticas para gerar soluções inovadoras para o melhoramento do estado da arte, alargando simultaneamente a sua rede permitindo levar a sua ideia para o nível seguinte.

O curso Needs Led PhD

Este curso intensivo de 3 horas é desenvolvido pela Universidade de Coimbra - Instituto de Investigação Interdisciplinar que visa dar aos participantes um conhecimento básico sobre como alinhar os tópicos de investigação de doutoramento com os desafios do mercado ou da sociedade, a fim de aumentar a probabilidade de maior impacto na sociedade. Os participantes do programa receberão apoio e formação ao longo de toda a sessão relacionada com a metodologia de inovação Needs Led e como utilizar essa informação para afinar o âmbito da sua investigação de doutoramento. O dinamizador do curso tem vários anos de experiência na realização de programas europeus de inovação Needs Led nos cuidados de saúde e irá guiá-lo através de tópicos como a identificação e validação das necessidades do mercado; geração e validação do conceito de solução.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de trabalhar em rede com alunos de doutoramento com ideias semelhantes e utilizar a sua rede em nome do seu trabalho.

No final do dia, os participantes terão uma compreensão clara dos requisitos para desenvolver o seu trabalho de investigação dentro da sua área de especialização, a fim de maximizar o impacto social/mercado.

Quem se deve candidatar?

Qualquer estudante de doutoramento da Universidade de Coimbra é mais do que bem-vindo a participar nesta iniciativa. No entanto, é importante dizer isto:

• O curso não se destina a ensinar competências empresariais aos doutorandos (embora possa ser um primeiro passo nessa direção...)
  • O curso não é sobre investigação fundamental e como alcançar um elevado impacto científico com a sua investigação

O curso foi concebido tendo em conta que a maioria dos alunos de doutoramento quer gerar um impacto real na sociedade com o seu trabalho (sendo em termos de criação de um novo processo, metodologia que será amplamente utilizada pela sociedade, organizações ou cidadãos).

Processo de candidatura

Para ser elegível para se candidatar é necessário:

• ser estudante de doutoramento na UC
  • poder frequentar o curso (21 de Janeiro de 2022, das 14h30 às 17h30)

Há um número limitado de vagas, sendo os lugares preenchidos por ordem de candidatura.

Em caso de dúvidas sobre este curso contactar: internationalnetworks@uc.pt