• 26 de junho de 2023 - 9h30-17h30

Local: Rómulo Centro Ciência Viva e Departamento de Física

Nº de vagas: 40 vagas (20 por turma) | Será dada prioridade a quem ficou na lista de espera na edição anterior

Destinatários/as

• Orientadores/as de teses de doutoramento da Universidade de Coimbra
  • Docentes e investigadores/as da Universidade de Coimbra que pretendam iniciar a função de orientação de teses ou que estejam a desempenhar a mesma há pouco tempo

Inscrições fechadas!

Descrição

O curso será desenvolvido através de uma abordagem presencial e imersiva, num ambiente de formação descontraído e envolvente que promove o desenvolvimento de competências dos participantes nesta área.

Pretende-se discutir ‘Boas Práticas’ que tornem o processo de orientação mais profício e satisfatório, minimizando o esforço e stresses associados a esta função. Esta formação constitui-se ainda como uma oportunidade para partilhar constrangimentos e problemas que quotidianamente se experiencia no âmbito da orientação doutoral.

A formação é desenvolvida numa primeira parte através da análise de tendências, dados e ‘Boas Práticas’ nesta área, com exercícios individuais e em grupo. Numa segunda parte, a formação consistirá na análise e discussão de casos reais, em grupo, em que serão apresentadas medidas e formas de mitigar os efeitos negativos e/ou resolver problemas quotidianos.

Serão ainda apresentados materiais em vários formatos, para exploração prévia à formação e disponibilizados materiais para todos os tópicos do programa para aprofundamento e apoio futuro.

Objetivos do Curso

• Integrar e orientar Orientadores/as de doutorandos/as (especialmente os que recentemente assumiram esta função e os que pretendem assumir), capacitando-os para melhor lidarem com os constrangimentos e problemas na área da orientação de teses;
  • Criar oportunidades e espaços de partilha sobre problemas e constrangimentos quotidianamente experienciados por docentes na área da orientação de teses;
  • Apresentar bibliografia específica e materiais para apoio na área da educação doutoral;
  • Proporcionar a aquisição de competências pedagógicas e de gestão académica, baseadas em boas práticas para a orientação de doutorandos/as;
  • Promover maior eficiência na orientação doutoral (a aquisição e desenvolvimento de competências pedagógicas na área da orientação doutoral que minimizem o esforço e stressores associados a esta função, ao mesmo tempo que promovem o progresso académico e a qualidade da experiência educativa dos orientandos/as).

Módulo 1 | Parte Teórica

1. Apresentações e boas-vindas

2. Orientação no curso

3. A mudança paradigmática na educação doutoral e, consequentemente nas formas de

supervisão.

4. Os novos objetivos e os atuais desafios do ‘doutoramento’. As competências que os

doutorandos/as devem demonstrar no final do processo doutoral.

5. A importância da supervisão doutoral.

6. As expectativas dos/as doutorandos/as (e sobre os doutorandos/as pelos/as orientadores/as). A alocação de responsabilidades para as cumprir.

7. O/a orientador/a: importância, papéis e estilos de orientação.

8. Think tank: boas práticas e recomendações para orientar teses.

Módulo 2 | Parte Prática

1. Discussão de casos em pequenos grupos com partilha

2. Boas Práticas para gestão de problemas na orientação

3. Wrap-up