Datas
- Parte Teórica | 30 de janeiro de 2023 - 9h30-12h30 (Turma 1 e 2)
- Parte Prática | Turma 1: 30 de janeiro de 2023 - 14h00-17h30 | Turma 2: 31 de janeiro de 2023 - 9h30-12h30
Local: Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Nº de vagas: 20 por turma | Será dada prioridade a quem ficou na lista de espera na edição anterior
Destinatários/as
- Orientadores/as de teses
- Docentes e investigadores/as que pretendam iniciar a função de orientação de teses ou que estejam a desempenhar a mesma há pouco tempo
Inscrições encerradas
Descrição
O curso será desenvolvido através de uma abordagem presencial e imersiva, num ambiente de formação descontraído e envolvente que promove o desenvolvimento de competências dos participantes nesta área.
Pretende-se discutir ‘Boas Práticas’ que tornem o processo de orientação mais profício e satisfatório, minimizando o esforço e stresses associados a esta função. Esta formação constitui-se ainda como uma oportunidade para partilhar constrangimentos e problemas que quotidianamente se experiencia no âmbito da orientação doutoral.
A formação é desenvolvida numa primeira parte através da análise de tendências, dados e ‘Boas Práticas’ nesta área, com exercícios individuais e em grupo. Numa segunda parte, a formação consistirá na análise e discussão de casos reais, em grupo, em que serão apresentadas medidas e formas de mitigar os efeitos negativos e/ou resolver problemas quotidianos.
Serão ainda apresentados materiais em vários formatos, para exploração prévia à formação e disponibilizados materiais para todos os tópicos do programa para aprofundamento e apoio futuro.
Objetivos do Curso
- Integrar e orientar Orientadores/as de doutorandos/as (especialmente os que recentemente assumiram esta função e os que pretendem assumir), capacitando-os para melhor lidarem com os constrangimentos e problemas na área da orientação de teses;
- Criar oportunidades e espaços de partilha sobre problemas e constrangimentos quotidianamente experienciados por docentes na área da orientação de teses;
- Apresentar bibliografia específica e materiais para apoio na área da educação doutoral;
- Proporcionar a aquisição de competências pedagógicas e de gestão académica, baseadas em boas práticas para a orientação de doutorandos/as;
- Promover maior eficiência na orientação doutoral (a aquisição e desenvolvimento de competências pedagógicas na área da orientação doutoral que minimizem o esforço e stressores associados a esta função, ao mesmo tempo que promovem o progresso académico e a qualidade da experiência educativa dos orientandos/as).
Programa
Módulo 1 | Parte Teórica
1. Apresentações e boas-vindas
2. Orientação no curso
3. A mudança paradigmática na educação doutoral e, consequentemente nas formas de
supervisão.
4. Os novos objetivos e os atuais desafios do ‘doutoramento’. As competências que os
doutorandos/as devem demonstrar no final do processo doutoral.
5. A importância da supervisão doutoral.
6. As expectativas dos/as doutorandos/as (e sobre os doutorandos/as pelos/as orientadores/as). A alocação de responsabilidades para as cumprir.
7. O/a orientador/a: importância, papéis e estilos de orientação.
8. Think tank: boas práticas e recomendações para orientar teses.
Módulo 2 | Parte Prática
1. Discussão de casos em pequenos grupos com partilha
2. Boas Práticas para gestão de problemas na orientação
3. Wrap-up
Formadoras
- Ana Salgado (Nota biográfica)
- Ana Freitas (Nota biográfica)
*As/os candidatas/os serão avisadas/os por email até dia 16 de janeiro de 2023
Informação
O iiiUC faculta coffee-breaks e almoço aos/às participantes