/ Projetos e Consórcios

Infraestrutura OPERAS

A UC faz parte da Assembleia Executiva da infraestrutura OPERAS: Open Scholarly Communication in the European Research Area for Social Sciences and Humanities.

Como membro da Assembleia Executiva, a Universidade de Coimbra tem o papel na liderança do nó nacional português da OPERAS, a OPERAS-PT. Os nós nacionais da OPERAS são não somente representativos dos objetivos e pilares da infraestrutura, como também refletem, para o chamado núcleo central (a equipa organizadora central sediada em Bruxelas), as bases, as necessidades e as tendências de uma diversidade de comunidades que incluem não só investigadores, mas também bibliotecários, editores, editores e outros.

Os nós nacionais funcionam como pontos-chave de ligação com as comunidades locais, atuando como mediadores estruturais no âmbito de várias infraestruturas e organizações apoiadas pela Comissão Europeia. Estes nós asseguram que as necessidades e perspectivas locais são integradas em iniciativas europeias mais vastas, facilitando assim a internacionalização da investigação sem perder as diversas culturas, línguas e tradições das práticas académicas.

O Nó Nacional Português, OPERAS-PT, coordenado pela Universidade de Coimbra, tem vindo a expandir a sua presença no panorama académico nacional. Embora ainda não seja formalmente financiado, o nó tem demonstrado um forte empenho institucional e planeamento estratégico no sentido de consolidar a sua estrutura, envolver as partes interessadas locais e contribuir para o OPERAS a nível europeu.

Em termos de financiamento e capacitação, o nó português tem beneficiado da participação de Coimbra em projetos do Horizonte Europa como o TRIPLE, OPERAS-P, PALOMERA, CRAFT-OA, ATRIUM, LUMEN. Estão atualmente a ser feitos esforços para assegurar um financiamento nacional consistente para apoiar plenamente a implementação do nó e a expansão das suas actividades, particularmente através da integração do OPERAS-PT no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação.

O OPERAS-PT já lançou importantes bases através de uma série de atividades:

  • Comunidades de Ciência Aberta Coimbra (maio de 2024): Um evento presencial na Universidade de Coimbra reunindo investigadores, bibliotecários e educadores.
  • Apresentação dos serviços OPERAS (setembro de 2024): Reunião online com o grupo central do OPERAS-PT, com foco no catálogo de serviços OPERAS e nas capacidades da plataforma.
  • Apresentações em eventos externos sobre o catálogo de serviços OPERAS, desde 2021;
  • Disseminação de serviços OPERAS, como a plataforma GoTriple e a plataforma VERA
  • Disseminação e desenvolvimento da plataforma MONDAECUS.

Estas ações ajudaram a criar uma base de compreensão e interesse nas ferramentas OPERAS e na comunicação académica aberta no seio da comunidade académica portuguesa.