Workshop sobre a plataforma GoTriple decorre a 25 de outubro

Plataforma de descoberta multilingue para as Ciências Sociais e Humanidades promove a colaboração entre investigadores europeus

LC
Lorena Caliman
17 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

A plataforma de descoberta multilingue para as Ciências Sociais e Humanidades, GoTriple, recebe este mês um workshop em língua portuguesa no âmbito das Formações iiiUC - Ferramentas de Apoio à Investigação. Este será o primeiro workshop nacional voltado para a apresentação da plataforma, que já está disponível na versão Beta, e decorre no dia 25 de outubro, às 11h, via Zoom. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através deste link.

A plataforma GoTriple é o principal resultado do projeto europeu TRIPLE, integrado pela UC e financiado pelo programa Horizonte 2020 com 5,6 milhões de euros. A GoTriple é uma solução inovadora de descoberta multilingue para as Ciências Sociais e Humanidades (CSH), oferecendo um ponto central de acesso para a descoberta de artefactos de investigação relevantes para a grande variedade de disciplinas no domínio geral das CSH: publicações e dados de investigação, descrições de projetos e perfis de investigadores. Estes são automaticamente importados de agregadores, semanticamente enriquecidos e ligados à GoTriple. Os utilizadores terão também acesso a uma série de ferramentas e serviços inovadores adicionais, como um serviço de anotação em documentos na web, ferramentas de visualização de dados sobre as publicações, uma plataforma para financiamento colaborativo da ciência, um sistema de recomendações e uma rede social para colaboração científica.

Atualmente, a GoTriple recolhe mais de 4 milhões de documentos, 21 mil projetos de investigação e 3 milhões de perfis de investigadores. A plataforma já disponibiliza pesquisa multilingue em dez línguas diferentes: croata, inglês, francês, alemão, grego, italiano, polaco, espanhol, português e ucraniano.

Também será apresentada durante a sessão a página MyGoTriple, que já se encontra disponível e é o perfil público através do qual os investigadores podem adicionar suas preferências, áreas de investigação, reivindicar autoria de documentos e publicações e aceder aos diferentes serviços inovadores com um perfil único. Os participantes do workshop poderão criar o seu perfil ao vivo e tirar dúvidas.

| Participe |

O que: GoTriple - plataforma de descoberta para as Ciências Sociais e Humanidades: sessão das Formações iiiUC

Quando: 25 de outubro, às 11h

Onde: Via Zoom

Inscrições: Através deste link

A sessão será conduzida por Lorena Caliman (UC Open Science).

Partilhe