UC realiza primeira Assembleia Geral do consórcio OPERAS

Universidade apresenta visão da infraestrutura a partir da perspetiva portuguesa em novo vídeo

LC
Lorena Caliman
08 junho, 2021≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Coimbra realizou, na última segunda-feira, 07 de junho, a primeira Assembleia Geral (General Assembly) da infraestrutura de investigação de apoio à comunicação de ciência aberta nas Ciências Sociais e Humanidades (CSH) no espaço europeu, o consórcio OPERAS. A UC é membro do core group da infraestrutura.

A Assembleia foi aberta pelo Reitor Amílcar Falcão e pelo Vice-Reitor para Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão. O Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, encerrou a sessão, que contou com 28 participantes, entre representantes e observadores, de 10 países.

Na abertura, Amílcar Falcão destacou o empenho da Universidade na promoção da Ciência Aberta como bem comum, tendo sido a primeira em Portugal a nomear um Vice-Reitor especificamente voltado para o tema. O Vice-Reitor Delfim Leão é, também, representante dos Estados da Europa Ocidental e América do Norte no Comitê Consultivo da UNESCO sobre Ciência Aberta.

O Reitor da UC sublinhou que a Universidade está "bem ciente da responsabilidade que tal compromisso representa, ao nível de definição de prioridades, estabelecimento de incentivos e do seu reconhecimento prático no desenvolvimento de carreira e no impacto social e económico". Amílcar Falcão ainda recordou a eleição da UC entre as 21 universidades mais comprometidas com a sustentabilidade no mundo, de acordo com o ranking The Times Higher Education Impact Rankings 2021, tendo a Ciência Aberta como um de seus pilares nesse sentido.

O encerramento da Assembleia, com a fala do Ministro Manuel Heitor, destacou ainda três importantes pilares na Ciência Aberta: aquele que está focado nas pessoas, um outro a nível institucional, e ainda o nível regulatório. O Ministro destacou o papel do OPERAS a nível europeu como iniciativa multi-institucional voltada para as ciências sociais e humanidades, e afirmou que a presença do OPERAS em todas as instituições na Europa é "cada vez mais necessária".

Apresentação ao público

Seguindo a realização da General Assembly do OPERAS, a Universidade de Coimbra apresentou também, nesta segunda-feira, o seu primeiro vídeo dedicado a comunicar a visão da infraestrutura para o público mais amplo, académico e não académico. O vídeo está disponível no canal da UC no YouTube e faz parte da campanha de comunicação do OPERAS ao longo do mês de junho.

Assista no destaque desta notícia ou através deste link.

Saiba mais sobre o OPERAS:

- Site oficial - apresentação, projetos, governança, e outros;

- Blog do OPERAS - novidades, notícias, eventos, e mais.