UC já disponibiliza mais de 16 mil itens da obra atribuída ao Marquês de Pombal

Participação da UC no projeto POMBALIA - POMBAL GLOBAL inclui disponibilização de registos da documentação pombalina num roteiro digital

LM
Lorena Caliman, com Ana Miguéis
22 novembro, 2022≈ 5 mins de leitura

O projeto POMBALIA - POMBAL GLOBAL, dinamizado pela UC e pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), acaba de ultrapassar os 16 mil registos na coleção digital criada para a sua disseminação. O projeto tem como objetivo a edição da Obra Completa pombalina, anotada criticamente e comentada, de forma a torná-la acessível ao grande público de língua portuguesa e em todo o mundo lusófono.

Para além de se comprometer a publicar a obra completa pombalina, a UC também ficou encarregada de garantir as condições para acolher a base de dados com as referências das fontes documentais primárias recolhidas pelos investigadores envolvidos, disponibilizando-as publicamente. O trabalho técnico que tornou possível concluir e colocar em produção o roteiro de fontes “POMBALIA - POMBAL GLOBAL” foi realizado pela equipa da Biblioteca Geral da UC, com o apoio da UC Framework.

O projeto, assinado em 2019, tem duração de cinco anos e coordenação científica do Professor José Eduardo Franco, juntamente com os Professores Viriato Soromenho-Marques e Pedro Calafate. Envolve um grupo alargado de investigadores para a pesquisa de toda a documentação pombalina, dispersa por mais de 100 bibliotecas e arquivos em vários países, como Portugal e Brasil, mas também Espanha, França, Inglaterra, Áustria, Rússia, Índia, China, Japão, Estados Unidos, Argentina, Angola, entre outros. O roteiro de fontes criado corresponde ao que foi solicitado à UC pelos coordenadores do projeto, e toda a informação está disponível publicamente, num total de mais de 16 mil registos. A expectativa é de vir a integrar perto dos 40 mil registos, que já foram identificados pelos investigadores.

A “Obra Completa Pombalina” visa colmatar a inexistência de uma edição de toda a obra do Marquês de Pombal, personalidade determinante na história de Portugal, por meio do levantamento de todo o seu trabalho escrito - ou por si diretamente inspirado - e a sua edição atualizada e anotada. O projeto pretende contribuir ainda para a divulgação de aspetos menos conhecidos da personalidade, vida e obra do estadista - particularmente enquanto reformador do Estado - e do papel que assumiu na reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.

Os itens da coleção já disponíveis podem ser pesquisados a partir de tipos (manuscritos, impressos, livros modernos), por data e por localização.

Representação internacional

No último mês de julho, o projeto POMBALIA foi apresentado durante o Colóquio Internacional Digitizing Enlightenment V, que decorreu em Montpellier, na França. A UC foi representada pela Dra. Ana Miguéis, da Biblioteca Geral, que acompanhou o Prof. Doutor José Eduardo Franco e a Prof. Doutora Aida Sampaio Lemos numa apresentação conjunta, que decorreu na abertura do Colóquio.

A apresentação abordou a componente do projeto relativa à criação e alojamento do Roteiro de Fontes sobre Pombal, além de ter sido reforçada a informação de que esta ferramenta está em condições de receber toda a informação referente à documentação identificada pelos investigadores, próxima dos 40.000 documentos.

Além da participação no Colóquio, a apresentação foi transformada num artigo a ser publicado num dossiê temático da Revue Transdisciplinaire Global18. A publicação está prevista para o final de 2022.

| Mais informações |

Aceda ao catálogo digital do roteiro de fontes do projeto POMBALIA - POMBAL GLOBAL: https://am.uc.pt/pombalia

Partilhe