UC assina Acordo para a Reforma da Avaliação da Investigação

Iniciativa já reúne mais de 350 signatários

29 dezembro, 2022≈ 6 mins de leitura

A Universidade de Coimbra é uma das instituições signatárias do Acordo sobre a Reforma da Avaliação da Investigação, uma iniciativa que reúne mais de 350 signatários, incluindo financiadores públicos e privados de investigação, universidades, centros de investigação, institutos e infraestruturas, associações (e suas alianças), autoridades nacionais e regionais, agências de acreditação e avaliação, sociedades e associações de investigadores, e outras organizações relevantes, representando uma ampla diversidade de pontos de vista e perspetivas. O acordo foi também assinado pela infraestrutura europeia de investigação OPERAS, integrada pela UC, que é membro da Assembleia Executiva da infraestrutura.

O acordo visa reconhecer os diversos resultados, práticas e atividades que maximizam a qualidade e o impacto da investigação para a avaliação da investigação, dos investigadores e das organizações de investigação. O documento estabelece uma direção comum para as mudanças nas práticas de avaliação da investigação, incluindo princípios, compromissos e calendário para as reformas. A nova visão para a avaliação da investigação exige que esta se baseie principalmente num juízo qualitativo, para o qual a revisão pelos pares é central, e apoiada por uma utilização responsável de indicadores quantitativos.

A iniciativa do Acordo seguiu-se a uma chamada de interesse da Comissão Europeia, em janeiro de 2022, para ser redigido num exercício de co-criação. Desde julho de 2022, o documento foi apresentado publicamente. A partir da iniciativa, está agora a ser criada a Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA), com um secretariado provisório fornecido pela Science Europe, a Associação das Universidades Europeias (EUA) e a Comissão Europeia.

O Acordo sobre a Reforma da Avaliação da Investigação baseia-se em 10 Compromissos, que incluem tópicos como o reconhecimento da diversidade das contribuições da investigação de acordo com as suas necessidades e natureza; a base da avaliação da investigação principalmente na avaliação qualitativa; o objetivo de abandonar utilizações inadequadas de revistas e métricas baseadas em publicações; a prevenção da utilização da classificação para organizações de investigação; o empenho de recursos nas organizações na reforma da avaliação da investigação; a revisão e desenvolvimento de critérios, ferramentas e processos; a sensibilização para a reforma; a comunicação sobre os progressos realizados na implementação dos Compromissos; e a avaliação de práticas, critérios e ferramentas baseadas na investigação de ponta. A lista de Compromissos, os seus âmbitos e objetivos estão disponíveis neste link (em inglês).

Tal como declarado pelo anúncio da CoARA sobre o Acordo, o movimento de reforma sustentado pelo documento e pela coalização pretende ser um espaço para avançar em conjunto na direção de um sistema inclusivo de maior qualidade, mais impactante e mais eficiente.

Participação da infraestrutura OPERAS

A participação da infraestrutura OPERAS na CoARA inclui a prestação de serviços que podem permitir toda a gama de práticas no campo das Ciências Sociais e Humanidades, onde ainda faltam ferramentas e indicadores. A OPERAS apoia a visão do CoARA de práticas inovadoras e abertas de avaliação da investigação, que podem ser adaptadas à diversidade das disciplinas científicas. Alguns exemplos dos serviços são:

• Serviços de garantia de qualidade tais como o PRISM (Peer Review Information Service for Monographs), para aumentar a confiança na publicação de livros de Acesso Aberto, melhorando a transparência em torno do processo de garantia de qualidade (procedimento de revisão pelos pares);
  • O Portal do Serviço de Métricas (Metrics Service Portal), que recolhe métricas de utilização e impacto relacionadas com conteúdos publicados em Acesso Aberto de muitas fontes diferentes e permite o seu acesso, exibição e análise a partir de um único ponto de acesso;
  • A plataforma GoTriple, um serviço de descoberta multilingue e multicultural, que proporciona uma melhor capacidade de descoberta dos resultados da investigação;
  • O serviço Pathfinder, para apoiar a publicação académica de Acesso Aberto.

A questão da reforma da avaliação da investigação será também incluída entre os tópicos dos Grupos de Interesse Especial relevantes do OPERAS (Advocacy e Standards).

A infraestrutura reúne 54 organizações em 18 países e recomenda a todos os membros assinarem o Acordo.

| Mais informações sobre o CoARA |