Sustentabilidade na Ciência Aberta é tema do terceiro TRIPLE ThatCamp

Evento acontece no dia 13 de setembro em Zadar, na Croácia

26 julho, 2022≈ 4 mins de leitura

A sustentabilidade tem sido um dos assuntos mais urgentes e discutidos do nosso tempo, em diversos contextos: seja na economia, na sociedade, mas também na investigação e, consequentemente, na Ciência Aberta. No dia 13 de setembro, o terceiro TRIPLE ThatCamp se propõe a discutir e debater a relação entre sustentabilidade e Ciência Aberta, convidando investigadores, bibliotecários, cidadãos e o público em geral interessado na Ciência Aberta e em sua sustentabilidade para se juntarem ao evento.

O ThatCamp (The Humanities and Technology Camp) é uma “desconferência”, uma reunião espontânea de pessoas sem uma agenda temática pré-definida. Esta será a terceira edição de um ThatCamp organizado pelo projeto TRIPLE. O encontro pretende fornecer um espaço para a partilha de conceitos e estratégias para a sustentabilidade nas Ciências Sociais e Humanidades, além de discutir o potencial para a sustentabilidade na Ciência Aberta. O evento é uma oportunidade para aprender uns com os outros, ter ideias juntos, identificar obstáculos, levantar preocupações e sonhar com soluções.

O evento será gratuito, com serviço de restauração incluído. Cada participante vai receber um certificado pela sua participação. O terceiro ThatCamp será realizado presencialmente pela Universidade de Zadar, na Croácia. Os participantes são encorajados a produzirem materiais escritos e/ou gráficos para documentar as suas ideias. O projeto TRIPLE vai partilhar esses registos com a comunidade publicando-os no Zenodo e no website do projeto, além de disseminá-los através das redes sociais.

Os formatos das sessões são definidos pelos participantes, ou seja, os líderes das sessões. Quer eles estejam trabalhando num projeto, artigo ou apresentação, e queiram que outras pessoas se juntem para escrever um esboço colaborativamente; ou tenham uma história para partilhar sobre a qual queiram ouvir as opiniões dos outros participantes; ou gostariam de colocar um problema para discussão e procurar soluções juntos - qualquer que seja a ideia, todos estão convidados para submeter uma sugestão.

No início do evento, aqueles que quiserem liderar uma sessão serão convidados a lançar a sua ideia (em 30-60 segundos, a depender do número de sugestões), e os participantes irão em seguida votar nos tópicos que irão para a agenda. Alguns tópicos de discussão poderiam ser, por exemplo:

• Como pode ser garantida a qualidade dos dados a longo prazo?
  • Que modelos de governação/negócio são sustentáveis para a Ciência Aberta?
  • Como é que as ferramentas e serviços foram desenvolvidos dentro do período de vida dos projetos de Ciência Aberta vivem depois?
  • As sessões de formação proporcionam sustentabilidade?
  • Como podemos garantir e apoiar a sustentabilidade através da comunicação académica?
  • Qualquer outro tópico que lhe atravesse a mente!

O terceiro TRIPLE ThatCamp faz parte dos workshops da programação do PubMet2022 - 9ª conferência de comunicação académica no contexto da Ciência Aberta -, realizado na Universidade de Zadar.

Saiba mais sobre todas as edições do TRIPLE ThatCamp aqui.