Serviços inovadores e publicações são destaque em relatório anual de infraestrutura integrada pela UC

Além de seis serviços em diversas fases de desenvolvimento, a infraestrutura OPERAS contou com mais de 100 novos documentos publicados em 2021

LC
Lorena Caliman
07 julho, 2022≈ 7 mins de leitura

Coordenar e federar recursos na Europa para responder eficazmente às necessidades de comunicação dos estudiosos das Ciências Sociais e Humanidades (CSH): esta é a missão da Infraestrutura de Investigação europeia OPERAS, cuja Assembleia Executiva é integrada pela UC. A infraestrutura acaba de disponibilizar o seu relatório anual referente a 2021, divulgado durante a Assembleia Geral e Assembleia Executiva, decorridas a 22 de junho em Bruxelas.

No rol das atividades e serviços em desenvolvimento no ano passado, a infraestrutura contou com seis serviços em variados níveis de desenvolvimento. Um dos mais importantes feitos de 2021 foi a entrega da versão Beta da plataforma GoTriple, que faz parte do projeto TRIPLE (2019-2023), também integrado pela UC. A plataforma é voltada para a área das Ciências Sociais e Humanidades e teve a primeira versão lançada em outubro de 2021, com suas principais funcionalidades e a sua arquitetura de design.

Já foram ingeridos nesta primeira fase seis milhões de itens - atualmente publicações -, que podem ser encontradas em nove diferentes línguas, através da utilização de palavras-chaves. Outras funcionalidades no lançamento Beta são:

- A busca por publicações e autores;

- A filtragem de resultados por tipo de publicação, autor, ano e disciplina;

- O acesso à página original do documento para fazer download dos itens disponíveis.

Além disso, a GoTriple já conta com parte dos serviços inovadores previstos para o seu lançamento completo, em 2023. Dentre os já disponíveis, estão o sistema de descoberta visual (Visual Discovery System), que permite ter uma visualização instantânea dos resultados de pesquisa e analisar tendências de investigação; uma primeira versão do Sistema de Recomendações, que atualmente fornece aos usuários recomendações personalizadas sobre as publicações relacionadas com as suas pesquisas anteriores; e a integração com o canal de financiamento colaborativo (crowdfunding) do OPERAS. Até o lançamento completo da plataforma, serão integrados o Trust Building System (Sistema de Construção de Confiança) e o Sistema de Anotação em documentos web.

Integração europeia, fortalecimento local

“Tornar a Ciência Aberta uma realidade para a investigação nas Ciências Sociais e Humanidades” é o mote do OPERAS, integrado numa perspetiva europeia, transnacional. A infraestrutura de investigação tem empreendido esforços para, por um lado, realizar parcerias a nível internacional e, por outro, fortalecer os laços nacionais e de menor escala. Nesse sentido, um destaque importante de 2021 foi o lançamento dos nós nacionais (national nodes) do OPERAS. Foram realizados seis eventos de lançamento dos nós nacionais em 2021, e a previsão para 2022 é a sedimentação das comunidades já existentes e a criação de novas - incluindo em Portugal.

No quesito integração europeia, além de ter sido incluído no ESFRI Roadmap em 2021, o OPERAS se tornou um membro efetivo da Associação da Nuvem Europeia de Ciência Aberta (EOSC Association). Além disso, a infraestrutura firmou colaborações com outras organizações de tecnologia e de ciência aberta a nível europeu, como o OpenAIRE, EGI e Coalition S.

Clarificando o caminho para a ciência aberta nas CSH: publicações e iniciativas

Foram publicados mais de 100 documentos da comunidade OPERAS na plataforma Zenodo em 2021, incluindo publicações e relatórios que ajudam a entender o ecossistema de Ciência Aberta na área das CSH na Europa. Destacam-se o estudo do ecossistema de livros em acesso aberto na Europa; o relatório “Future of Scholarly Communication”, que traz análises e recomendações sobre áreas estratégicas como o multilinguismo, os dados FAIR, a avaliação de qualidade e o futuro da escrita académica; e o estudo multi-institucional sobre as revistas académicas diamante (Diamond OA Journals).

Para permitir uma produção científica contínua sobre temas caros à sua comunidade, o OPERAS mantém um conjunto de grupos especiais de interesse (Special Interest Groups) que vem publicando uma série de relatórios desde 2018. As versões mais recentes dos white papers desses grupos estão disponíveis como Living Books, online, para serem não somente lidos, como comentados e melhorados continuamente com a ajuda da comunidade.

Outra iniciativa dedicada a informar e colaborar com boas práticas num dos temas mais comentados na área da Ciência Aberta é o blog, criado em 2021, “The Road to FAIR”. O blog pretende contribuir com a FAIRificação na área das Ciências Sociais e Humanidades ao afetar a cultura comunicacional na área, partilhando padrões e boas práticas, alavancando infraestruturas e serviços já existentes. Além do blog, um artigo sobre a FAIRificação dos serviços de publicação, baseado numa metodologia da OpenEdition (membro do OPERAS) foi aceito para publicação na revista Journal of Electronic Publishing.

O artigo descreve os principais componentes de uma metodologia usada pela OpenEdition, que consistiu em diferentes passos levando à adaptação dos princípios FAIR ao contexto de publicação específico e resultou em um conjunto de recomendações. O artigo mostra um quadro genérico que pode ser extraído e reutilizado por outros serviços de publicação. É um passo preliminar no desenvolvimento de um conjunto de ferramentas (toolkit) para a FAIRificação de serviços de publicação, um projeto a ser realizado pelo OPERAS num futuro próximo. Uma versão em pré-print do artigo pode ser lida neste link: FAIRifying a scholarly publishing service - Methodology based on the OpenEdition’s internal FAIR audit.

| Saiba mais |

- Leia o relatório completo de 2021 da infraestrutura OPERAS e tenha acesso às diversas publicações e referências citadas no texto, além de muitas outras.

- Quer se juntar à comunidade? Saiba mais: https://www.operas-eu.org/about/want-to-know-more/want-to-join-operas/

- Se quiser saber como participar do nó nacional do OPERAS em Portugal, envie um email para openscience@uc.pt.

Partilhe