Semana OpenAIRE Portugal: Ciência Aberta na prática

Evento traz sessões sobre a infraestrutura de Ciência Aberta e seus serviços de 22 a 26 de fevereiro

LC
Lorena Caliman
12 fevereiro, 2021≈ 5 mins de leitura

Estão abertas as inscrições para a Semana OpenAIRE Portugal, realizada pelos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho. O evento acontece entre os dias 22 e 26, trazendo sessões diárias que irão abordar as práticas e serviços do OpenAIRE, a European Open Science Cloud (EOSC), práticas de gestão e abertura de dados, implementação das políticas de Ciência Aberta, além de questões sobre a formação em Ciência Aberta e os requisitos dos programas Horizonte 2020 e Horizonte Europa.

As sessões acontecerão diariamente entre as 14h30 e as 16h, e o programa completo está disponível neste link. O evento pretende atingir uma comunidade nacional de investigadores, coordenadores de projetos, gestores de repositórios, bibliotecários, gestores de ciência, entre outros.

A Universidade do Minho é representante (National Open Access Desk - NOAD) do OpenAIRE em Portugal e destaca, na divulgação do evento, que o encontro vai dar a conhecer serviços e ferramentas desenvolvidas no projeto europeu OpenAire Advance, além de debater as necessidades e os desafios para a implementação da Ciência Aberta nas instituições de investigação Portuguesas.

Cada sessão do programa traz diferentes temas e destinatários. Os grandes temas, ao longo dos cinco dias de evento, incluem:

- Serviços e diretrizes OpenAIRE para repositórios: EOSC e o futuro;

- Ciência Aberta na prática: requisitos no H2020 e Horizonte Europa e serviços OpenAIRE;

- Políticas de gestão e abertura de dados: repositórios, planos de gestão, dados FAIR, questões legais e de custos;

- Implementação de Políticas de Ciência Aberta dos financiadores e nas instituições de investigação;

- Comunidade de prática de formadores em Ciência Aberta: necessidades, desafios e recursos OpenAIRE.

Os conteúdos a serem abordados em cada sessão, bem como os destinatários delas, podem ser encontrados neste link.

Sobre o OpenAIRE

O OpenAIRE é uma infraestrutura de ciência aberta europeia que pretende transformar a comunicação de ciência na direção da abertura e da transparência, além de facilitar formas inovadoras de comunicar e monitorar a investigação. Sua missão está ligada à missão da Comissão Europeia, no intuito de fornecer acesso aberto ilimitado e sem barreiras a resultados de investigação com financiamento público na Europa.

O OpenAIRE participa no alinhamento de políticas para a implementação da Ciência Aberta, reunindo uma rede de 34 Mesas Nacionais de Acesso Aberto; fornece serviços de ciência aberta e de interoperabilidade; faz a ligação entre os resultados de investigação e os seus criadores; além de realizar o monitoramento da ciência aberta. Também fornece treinamento para a ciência aberta junto a criadores de políticas públicas, investigadores, fornecedores de conteúdo, além de auxiliar na construção de pontes globais para a ciência aberta a partir da Europa e de contribuir para facilitar a inovação em ciência aberta. Saiba mais: missão e visão do OpenAIRE.

| Participe |

Inscreva-se gratuitamente aqui para a Semana OpenAIRE Portugal.

As inscrições são feitas especificamente para cada sessão.