Science Beer Talks retornam nesta quarta com conversa sobre o projeto Cogumelos na Cidade

Projeto de Ciência Cidadã mapeia a biodiversidade de fungos em Coimbra

02 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

A interação entre cientistas e público, em conversas informais sobre ciência acompanhadas de cerveja artesanal, é a proposta das Science Beer Talks - Pontos nos iii, programa que retoma sua programação nesta quarta-feira, 02 de fevereiro no Exploratório - Centro Ciência Viva da UC. O projeto teve um hiato durante a pandemia e retoma seus encontros presencialmente, seguindo as orientações de saúde definidas pela DGS.

Neste primeiro encontro da nova temporada, o assunto é o projeto de biodiversidade e conservação urbanas "Cogumelos na Cidade", que tem um componente de Ciência Cidadã que propõe à população descobrir e desfrutar dos fungos de Coimbra, mapeando a diversidade de cogumelos na cidade. A convidada da conversa é a investigadora Susana C. Gonçalves, do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, da UC - Susana coordena o laboratório MyCoLAB, cuja missão é contribuir ativamente para a conservação dos fungos e disseminar a sua importância.

Susana refere, nesta entrevista, a marca já alcançada pelo projeto em colaboração com o público: 92 pessoas já registaram mais de 1300 observações de aproximadamente 260 espécies de cogumelos. A participação pode ser registada através da plataforma Biodiversity4All - no encontro desta quarta-feira, o público poderá entender melhor sobre o projeto e como participar.

Science Beer Talks - Pontos nos iii

Os encontros das Science Beer Talks acontecem no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, trazendo sempre investigadores convidados que fazem parte de centros de investigação vinculados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.

A entrada é livre e os encontros decorrem das 18h30 às 19h30. Também há transmissão online.

O programa das Science Beer Talks - Pontos nos iii será divulgado mensalmente, junto com o respetivo tema e convidado da vez.

Partilhe