Resultados inovadores nas Humanidades são o tema de nova consulta pública

Contribuições ao Grupo de Trabalho E-Humanidades podem ser feitas até 26 de julho

14 junho, 2023≈ 4 mins de leitura

O Grupo de Trabalho E-Humanidades da ALLEA lançou uma consulta sobre as recomendações iniciais ligadas ao reconhecimento de resultados académicos digitais nas Humanidades, aberta até o dia 26 de julho. O objetivo do grupo é recolher um amplo feedback dos investigadores e das instituições ativas no domínio das humanidades, com o objetivo de adaptar as recomendações às suas necessidades.

As recomendações fazem parte de um relatório do grupo sobre o reconhecimento, a avaliação e a apreciação de resultados académicos inovadores nas ciências humanas. Em primeiro lugar, o relatório centra-se em questões transversais pertinentes para as práticas digitais nas ciências humanas, nomeadamente: (1) a ligação dos estudos aos dados subjacentes, (2) os resultados abertos, (3) a colaboração e a autoria, (4) a formação e o desenvolvimento de competências, e (5) a revisão e a avaliação.

São também discutidos estudos de casos específicos de resultados inovadores onde essas questões se manifestam, como:

(a) nas edições académicas digitais,

(b) nas publicações alargadas,

(c) nas bases de dados e conjuntos de dados, infografia,

(d) no código,

(e) nos blogues,

(f) nos podcasts.

A conclusão do documento apresenta observações gerais sobre o reconhecimento e a avaliação das práticas digitais nas ciências humanas. O link para as recomendações iniciais, bem como as instruções para contribuir, estão disponíveis na página inicial do Grupo de Trabalho E-Humanidades ou diretamente neste link: https://bit.ly/ALLEAehumanities

Como contribuir

A consulta está aberta a todos os investigadores e profissionais que trabalham em disciplinas das Humanidades, aos responsáveis políticos e aos representantes de todas as organizações públicas e privadas ativas neste domínio. O Grupo está particularmente interessado em ouvir os investigadores das ciências humanas das academias membros da ALLEA.

O grupo de trabalho recomenda aos interessados sugerirem alterações ou deixarem comentários no documento. Os comentários podem ser de clarificação, versar sobre omissões ou propor leituras adicionais. Veja mais detalhes práticos aqui.

Todos os colaboradores serão mencionados no relatório final do gurpo, a não ser que não desejem ser identificados. Confira todos os detalhes neste link.

Sobre o Grupo de Trabalho E-Humanidades da ALLEA

O Grupo de Trabalho E-Humanidades da ALLEA, composto por especialistas de todas as academias europeias, está empenhado em identificar e sensibilizar para as prioridades e preocupações das Humanidades, prestando especial atenção aos desenvolvimentos atuais e emergentes nas práticas digitais.

Atualmente, a agenda da Ciência Aberta ocupa um lugar de destaque na política de investigação e nos requisitos dos financiadores, estando a impulsionar mudanças nas práticas de investigação.

Para dar resposta a esta agenda e facilitar a adoção da Ciência Aberta nas Humanidades, o grupo de trabalho centrou a sua atenção no apoio aos investigadores nas suas práticas de gestão de dados de investigação.

Para mais informações sobre o Grupo de Trabalho E-Humanidades da ALLEA e os seus membros, consulte: https://allea.org/e-humanities/

Partilhe