Projeto europeu TRIPLE entrega à comunidade o seu resultado final: a plataforma GoTriple

O principal resultado do projeto TRIPLE, que a UE financiou por meio do programa Horizonte 2020 por 3 anos é a GoTriple, uma plataforma de descoberta multilingue para as Ciências Sociais e Humanidades. A GoTriple faz parte do portfólio de serviços OPERAS e viverá além da vida útil do projeto, que termina em março de 2023.

14 março, 2023≈ 4 mins de leitura

Desde 2019, 22 parceiros de 15 países trabalham no desenvolvimento do serviço de descoberta multilingue GoTriple, que abrange 11 idiomas (alemão, francês, esloveno, ucraniano, espanhol, português, croata, polonês, inglês, italiano, grego) e 27 disciplinas das Ciências Sociais e Humanidades. A plataforma faz parte do portfólio de serviços da infraestrutura OPERAS e, por meio de seus recursos inovadores, oferece oportunidades de descoberta e colaboração: um sistema de recomendação sugere publicações, autores e projetos com base em consultas de pesquisa anteriores, o Trust Building System permite que os utilizadores conectem seus círculos sociais, o serviço de financiamento colaborativo científico apoia os investigadores a desenvolver estratégias de comunicação e a obter financiamento inicial para os seus projetos. Através do Pundit, uma ferramenta de anotação online, os utilizadores podem anotar publicações online e compartilhar suas anotações com outro. Os utilizadores podem explorar e analisar seus resultados de pesquisa com duas opções de visualização (Streamgraph e Knowledge Map).

Para melhor permitir que a comunidade de investigação se conecte entre si, a GoTriple se dedica a apoiar a construção de redes académicas, promovendo comunidades de prática e fortalecendo a conexão entre a sociedade e a pesquisa. Depois de fazer o registo na plataforma, os utilizadores da GoTriple podem exibir os seus conhecimentos, bem como os projetos em que estão envolvidos/as e entrar em contato através de um sistema de bate-papo integrado.

Ao longo do projeto, vários outros resultados foram alcançados que prometem ser úteis para a comunidade da Ciência Aberta. Isso inclui o vocabulário multilingue que foi desenvolvido para a plataforma e é baseado no Library of Congress Subject Headings (LCSH), o TRIPLE Training Toolkit, Deliverables e artigos científicos publicados por membros do consórcio.

Para uma visão geral, visite o website do projeto: project.gotriple.eu

O serviço de descoberta está disponível via: gotriple.eu

Infraestrutura de Investigação OPERAS

OPERAS é a infraestrutura de investigação que apoia a comunicação de ciência aberta nas ciências sociais e humanidades (SSH) no Espaço Europeu de Investigação. Sua missão é coordenar e federar recursos na Europa para atender com eficiência às necessidades de comunicação académica de investigadores europeus na área de SSH. Ao cumprir a sua missão, o OPERAS fornece à comunidade de investigação a peça que falta para encontrar, aceder, criar, editar, disseminar e validar de forma fácil e eficiente os resultados das SSH em toda a Europa e permite que todo o campo se reinvente no novo paradigma da Ciência Aberta. A Universidade de Coimbra é membro da Assembleia Executiva do OPERAS.

Contacto:

Lorena Caliman (Comunicação do projeto TRIPLE na Universidade de Coimbra) - openscience@uc.pt