Projeto de ciência cidadã procura uma das plantas mais raras de Portugal

Iniciativa tem participação da UC

25 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Sociedade Portuguesa de Botânica lançou um novo apelo à sociedade: procurar a escabiosa-dos-pauis, uma das plantas mais raras de Portugal, que se encontra em plena época de floração.

Esta iniciativa de ciência cidadã tem como objetivo conhecer todos os locais onde habita a escabiosa-dos-pauis (Succisella carvalhoana), classificada como Em Perigo.

Em Portugal, durante os trabalhos para a Lista Vermelha das Plantas Vasculares, esta planta só foi encontrada em três locais, e os investigadores precisam dos olhos de todos os cidadãos para a procurarem noutras zonas onde tenha passado despercebida. “Precisamos de buscas dirigidas a esta espécie. Todas as informações são preciosas”, apela João Farminhão, da SPBotânica e investigador do Jardim Botânico da UC.

A escabiosa-dos-pauis, que floresce entre o final do verão e o mês de outubro, pode ser identificada à sombra dos salgueiros-pretos. Em entrevista ao site Wilder, o investigador da UC descreveu a planta: “É uma planta de prados húmidos, muito delgada e tem conjuntos de flores cor-de-rosa pálidas e conjuntos de frutos verdes e avermelhados, que nesta altura do ano também se conseguem ver. As folhas são inteiras, ou seja, não têm as margens recortadas ou serrilhadas.”,

A planta é conhecida apenas numa parte do território português. A equipa da SPBotânica sugere a sua procura perto de linhas de água com salgueiros-pretos no Baixo Mondego e Vouga, ou em prados húmidos na zona raiana entre Nave de Haver e o Sabugal. “Há registos históricos nas proximidades de Lavadores (Vila Nova de Gaia), Eirol (Aveiro), Santa Luzia (Estarreja), matas de Foja (Figueira da Foz) e Vil de Matos (Coimbra)”, indica uma pequena nota de informação.

Quem encontrar exemplares desta espécie pode fotografá-los e registar essa observação no site do projeto, a plataforma BioDiversity4All.