Pesquisa quer conhecer preferências dos investigadores para plataforma de descoberta

Projeto TRIPLE vai desenvolver solução multicultural e multilíngue para as Ciências Sociais e as Humanidades

LC
Lorena Caliman
14 junho, 2021≈ 3 mins de leitura

Está aberta, durante o mês de Junho, uma pesquisa do projeto europeu TRIPLE que procura conhecer as preferências dos investigadores sobre quais os tipos de ferramentas que podem ser integrados na sua plataforma. A ideia é que futuros investigadores da plataforma GOTRIPLE indiquem quais funcionalidades desejam utilizar, ajudando a equipa do projeto a planear o futuro e certificar que os utilizadores encontrarão os serviços de que necessitam.

O TRIPLE é um projeto europeu do Horizonte 2020 lançado em outubro de 2019, do qual faz parte a Universidade de Coimbra. No centro do projeto, está o desenvolvimento da plataforma GOTRIPLE, uma solução inovadora multicultural e multilíngue de descoberta para as ciências sociais e as humanidades.

A plataforma GOTRIPLE vai prover um ponto único de acesso que permite aos investigadores das ciências sociais e das humanidades explorar, encontrar, acessar e reutilizar materiais como literatura científica, dados, projetos e perfis de investigadores a nível europeu.

A plataforma será integrada com serviços inovadores específicos, nomeadamente: um Sistema de Recomendação - o Sistema de Construção de Confiança (Trust Building System) - para interações entre utilizadores selecionados; uma interface interativa de visualização de busca; uma ferramenta para anotação online e uma plataforma de financiamento colaborativo. O inquérito pede para os participantes avaliarem outras categorias de ferramentas que gostariam de ver na plataforma - como sistemas de métricas, análise de dados, sistemas de exploração, comentários, referenciação, reutilização, tradução, entre outras possibilidades.

O questionário é anónimo e leva dois minutos para ser respondido.

Ao completar o questionário, o investigador ou investigadora estará ajudando a identificar “serviços externos” para serem integrados na plataforma GOTRIPLE, para melhorar suas funcionalidades e sua capacidade.

| Serviço |

O quê: Pesquisa GOTRIPLE: Researchers opinions on tools

Quando: Aberta no mês de Junho de 2021

Como responder: Através do link https://forms.gle/rUUkvuUGptjZcxzs9

Partilhe