Pesquisa investiga modelos de publicação colaborativos para livros em acesso aberto

Inquérito do OPERAS a editoras pretende compreender melhor os desafios de publicação

LC
Lorena Caliman
15 março, 2021≈ 4 mins de leitura

As monografias continuam sendo o mais crucial tipo de publicação nas ciências sociais e humanidades (CSH). Com o novo paradigma científico em implementação na Europa e no mundo, baseado no Acesso Aberto e na Ciência Aberta, alguns estudos têm sido produzidos com o intuito de compreender os atuais modelos de negócio existentes para as publicações. Nesse sentido, o consórcio OPERAS irá produzir um novo relatório (tendo o primeiro sido publicado em 2018) sobre a questão dos modelos de negócio para publicações científicas. Desta vez, dentro do escopo de abordagem dos livros/monografias, a pesquisa coloca especial atenção nos modelos colaborativos de publicação - questão considerada a mais intrigante no cenário atual de livros em Acesso Aberto.

Como parte deste esforço, o consórcio OPERAS lançou um inquérito a organizações editoriais em toda a Europa, com o objetivo de identificar e compreender melhor os modelos de negócio existentes e potenciais para apoiar a publicação em acesso aberto de monografias, bem como os desafios enfrentados pela comunidade. A pesquisa está a receber respostas até 25 de março (atualização: prazo prolongado até 14 de abril), e elas irão informar a formulação de recomendações sobre como criar um ecossistema de publicação de livros em acesso aberto sustentável na Europa. As respostas também ajudarão a infraestrutura OPERAS a obter uma visão mais abrangente sobre como desenvolver uma mudança tangível e melhor apoiar a comunidade das CSH na construção de caminhos sustentáveis de transição para modelos colaborativos de livros em acesso aberto.

| Participe |

Responda ao inquérito através deste link. O tempo máximo de resposta é de 50 minutos, mas pode ser mais reduzido.

| Saiba mais |

- Leia o white paper do Grupo Especial de Interesse em modelos de negócio do OPERAS sobre modelos de negócio para o Acesso Aberto (2018). O relatório descreveu o panorama de modelos de negócio adotados pelos membros do consórcio na Europa a nível nacional, assim como modelos emergentes nos Estados Unidos, com foco especial na publicação de livros/monografias.

- Leia o relatório do COPIM (2020) sobre a variedade de modelos de negócios para livros em acesso aberto.

- Estudo de caso do coletivo Radical Open Access Collective (ROAC), que promove a publicação de livros em modelos colaborativos.

Partilhe