Património Mundial da UC: webinar apresenta acervo Alma Mater

O foco do evento é a forma como a UC tem dado apoio ao acesso ao seu património mundial durante a pandemia do Covid-19.

LC
Lorena Caliman
17 junho, 2020≈ 5 mins de leitura

A equipa do Serviço Integrado das Bibliotecas/BGUC participa, no próximo dia 25 de junho, do webinar 'DSpace Repositories During the COVID-19 Pandemic —World Heritage Digital Libraries at University of Coimbra'. O evento online terá o foco sobre a biblioteca digital Alma Mater, que concentra desde 2019, de forma renovada, documentos históricos em formato digital considerados património mundial - dentre eles livros antigos, manuscritos, cartas, fotografias, desenhos. A Alma Mater é considerada o acervo historicamente mais significante das bibliotecas digitais da UC.

O evento do dia 25 de junho faz parte de uma série de webinars focados no sistema DSpace e em como ele tem atendido às necessidades das instituições pelo mundo no momento da pandemia do Covid-19. Os webinars ocorrem sempre às quintas-feiras, às 9h (ETC) - 14h no horário local de Portugal. Qualquer pessoa pode inscrever-se na edição sobre a AlmaMater através deste link: clique aqui.

A iniciativa é organizada pela comunidade Lyrasis e pelo DSpace. Lyrasis é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é apoiar o acesso duradouro ao património mundial académico, científico e cultural por meio da liderança em tecnologias abertas, serviços de conteúdo, soluções digitais e colaboração com arquivos, bibliotecas, museus e comunidades de conhecimento ao redor do mundo. O Dspace (ou DuraSpace), projeto que faz parte da Lyrasis, procura fornecer liderança e inovação em tecnologias abertas que promovem o acesso durável e persistente a dados digitais. Colabora com comunidades académicas, científicas, culturais, tecnológicas e de pesquisa apoiando projetos e promovendo serviços que ajudam a assegurar que as gerações atuais e futuras tenham acesso ao património digital cultural.

O novo sistema de bibliotecas digitais da UC foi construído em torno de uma das plataformas DSpace: DSpace-CRIS. A DSpace-CRIS destaca-se como a primeira extensão de código aberto para dados de pesquisa e gestão da informação. O seu componente central é o repositório institucional, que permite grande visibilidade na rede para todas as informações e objetos coletados. Adota padrões e práticas internacionais que facilitam a interoperabilidade e a transferência de dados, seguindo os princípios FAIR, e tendo conformidade com orientações e sistemas como ORCID, Signposting, PlanS. A sua principal característica é o modelo de dados flexíveis.

Património e acesso: sobre a Alma Mater

A apresentação sobre a AlmaMater no dia 25 de junho será feita por Ana Luísa Silva, Mário Bernardes, Bruno Neves e Ana Maria Miguéis, do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra. O foco do webinar será a forma como a UC tem dado apoio ao acesso ao seu património histórico durante a pandemia do Covid-19. Nesse período, os visitantes têm podido explorar a partir de casa alguns dos documentos mais preciosos que existem na Universidade. A plataforma dá acesso a diferentes tipos de materiais, com preservação dos ativos digitais a longo prazo.

A Universidade de Coimbra é destacada, na apresentação pelo Lyrasis, por ter uma importante herança cultural que é parte do Património Mundial da UNESCO. Nos últimos anos, um grande número de documentos desse património foi digitalizado, formando a base para várias bibliotecas digitais, dentre elas a Alma Mater, renovada em 2019. Esta tem sido enriquecida com novos conteúdos e conta atualmente com cerca de 12.000 itens.

Os webinars DSpace

Os webinars sobre o DSpace têm destacado exemplos de como esses repositórios se adaptaram rapidamente para fornecer a infraestrutura crítica requerida durante a crise da pandemia: integrando o DSpace com outras plataformas; fortalecendo o Acesso Aberto; criando novas coleções de pesquisa; engajando-se com usuários externos; dando apoio ao património cultural; melhorando a experiência dos usuários; lidando com um grande volume de acessos, entre outras coisas.

| Saiba mais |

Conheça a Alma Mater e explore o acervo histórico: https://am.uc.pt.