OPERAS seleciona membros para Comitê Consultivo Científico

Submissões para especialistas ficam abertas até 25/06

LC
Lorena Caliman
08 junho, 2020≈ 4 mins de leitura

O consórcio OPERAS - infraestrutura europeia de comunicação académica aberta para as ciências sociais e humanidades (CSH) - recebe, até 25 de junho, submissões para seleção de membros para seu Comitê Consultivo Científico (Scientific Advisory Committee - SAC). A infraestrutura, pioneira para a comunicação académica nas CSH, une parceiros de vários países europeus para fortalecer a comunicação de ciência aberta e para apoiar a pesquisa nas humanidades e nas ciências sociais.

Seu novo sistema de governança é conduzido por uma Assembleia Executiva composta por 10 membros e gerenciada por uma Assembleia Geral. A seleção que agora está em curso busca especialistas internacionais para aconselhar suas atividades, prioridades e serviços científicos.

O Comitê Científico Consultivo (SAC) será um corpo independente e composto por 5 a 10 especialistas. Seus membros deverão fornecer recomendações e aconselhamento para a Assembleia Executiva nos projetos éticos, científicos e técnicos, atuais e futuros, bem como nas atividades do OPERAS. O SAC irá, por exemplo, contribuir na definição de critérios científicos, técnicos e éticos para a sua plataforma de descoberta na comunicação académica. Será também convidado a dar recomendações sobre temas específicos relacionados à recolha de recursos e fornecedores de conteúdo, ajudando a moldar o caminho futuro da infraestrutura.

Para compor o Comitê, o OPERAS procura investigadores, editores, bibliotecários, engenheiros especialistas em um ou mais dos seguintes tópicos: Ciências Sociais e Humanidades, Comunicação de Ciência, Ciência Aberta, Infraestruturas Digitais. A submissão é aberta tanto a profissionais e investigadores em início de carreira como seniores. Haverá busca por um equilíbrio de género na seleção dos candidatos.

As submissões deverão ser enviadas para Pierre Mounier e Suzanne Dumouchel (pierre.mounier@operas-eu.org; suzanne.dumouchel@operas-eu.org), contendo CV e carta de apresentação, onde se demonstrem as motivações e habilidades para o cargo. O prazo para envio vai até dia 25 de junho de 2020.

Entre as atribuições do cargo estão, de acordo com a chamada:

- Tarefas e tópicos diversos, ambiciosos e interessantes na troca com especialistas europeus e internacionais;

- Discussão agradável e decisão dentro de uma atmosfera cooperativa;

- A possibilidade de moldar o futuro da ciência aberta para as ciências sociais e humanas na Europa.

As potenciais despesas de viagens dentro das atividades serão pagas pelo consórcio.

A lista de conhecimentos desejáveis divulgada inclui:

- Comunicação de ciência aberta nas ciências sociais e humanas;

- Humanidades digitais;

- Acesso aberto a resultados de pesquisa;

- Ciência aberta;

- Publicação académica;

- Infraestruturas virtuais de investigação;

- Humanidades abertas;

- Ciência cidadã.

Será formado um comitê de seleção responsável pelo ranqueamento dos dez melhores candidatos. Após o encerramento das submissões a 25 de junho, a seleção/decisão ocorrerá até 15 de julho.

Mais informações sobre o OPERAS e a seleção para o comitê consultivo (em inglês): https://operas.hypotheses.org/4129.

Partilhe