Nova edição das Formações iiiUC dá a conhecer o repositório institucional da UC

Formação sobre o Estudo Geral decorre no dia 22 de novembro

10 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

Mais uma sessão do ciclo de Formações iiiUC - Ferramentas de Apoio à Investigação acontece no próximo dia 22 de novembro, terça-feira, às 14h30, focalizando o Estudo Geral, o repositório institucional da Universidade de Coimbra. O Estudo Geral foi criado com o objetivo de preservar, divulgar e dar acesso à produção científica da UC, aumentando a sua visibilidade e a dos/das seus/suas investigadores/as. A sessão Estudo Geral 2.0: um destino para os resultados da sua investigação será dinamizada por Ana Migués, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, com uma perspetiva dirigida às e aos investigadores/as.

As questões centrais a que se procurará dar resposta durante a sessão são: o que é o Estudo Geral; para que serve esta ferramenta e quais são os benefícios da sua utilização. O repositório conta com mais de 53 000 documentos depositados, está integrado no RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) e tem sido objeto de melhorias e novas funcionalidades, assegurando sempre a sua interoperabilidade com outros sistemas.

Ao longo da sessão serão ainda enfatizadas as sua componentes mais recentes e alguns aspetos da sua utilização, como por exemplo:

• O cumprimento de políticas de Acesso Aberto
  • Estrutura e organização
  • Processos de depósito
  • Geração de indicadores
  • Preenchimento de perfis de investigador
  • Utilização de outros identificadores
  • Associação a centros de investigação
  • Associação a projetos

A formação pretende contribuir para a afirmação da importância do Estudo Geral na disseminação da investigação científica realizada na UC, bem como na visibilização dos investigadores enquanto seus membros ativos.

O evento será realizado em formato online, em português, e é aberto a toda a Comunidade da UC.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser feita através deste link: https://ls.uc.pt/index.php/671455?lang=pt.

| Mais informações |

Estudo Geral 2.0 - Formações iiiUC