Multilinguismo nas Ciências Sociais e Humanidades é tema de sessões online em novembro

Vice-Reitor para Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão, apresenta palestras nos dias 17 e 23

LC
Lorena Caliman
15 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

O tema do Multilinguismo na comunicação académica nas Ciências Sociais e Humanidades em Acesso Aberto é o foco de dois eventos que acontecem entre esta e a próxima semana, nos dias 17 e 22 de novembro, com a participação do Vice-Reitor para a Cultura e a Ciência Aberta da UC, Delfim Leão.

A sessão online do dia 17, quarta-feira, faz parte do evento “The Munin Conference on Scholarly Publishing”, organizado pela Artic University da Noruega. Na sessão, Delfim Leão discutirá as principais descobertas dos estudos realizados ao longo dos últimos anos no consórcio OPERAS no âmbito do Special Interest Group (SIG) focado no tema do Multilinguismo, além de apresentar os principais desafios futuros para a comunicação de ciência sob essa ótica.

Já na próxima terça-feira, 23, o Vice-Reitor da UC será um dos palestrantes convidados da Universidade Livre de Bruxelas para discutir o mesmo tema durante o “First European Symposium of SSH Journals”, o primeiro simpósio europeu de revistas académicas das Ciências Sociais e Humanidades.

Multilinguismo e Ciência Aberta

A Universidade de Coimbra lidera o Special Interest Group (SIG) do consórcio OPERAS sobre o Multilinguismo nas Ciências Sociais e Humanidades. A infraestrutura europeia de Ciência Aberta realiza, entre o final de novembro e dezembro, uma série de workshops para apresentar e revisar os resultados dos trabalhos realizados nos tópicos de interesse. Além do Multilinguismo, estão incluídos tópicos como Advocacia, modelos de negócio para o Acesso Aberto, padrões e princípios FAIR, ferramentas de Investigação e Desenvolvimento, entre outros. As datas serão divulgadas em breve.

Para saber mais sobre a investigação em Multilinguismo: https://www.operas-eu.org/special-interest-groups/multilingualism/.

Mais informações sobre os Grupos Especiais de Interesse da infraestrutura OPERAS: https://www.operas-eu.org/special-interest-groups/.