Mulheres cientistas em foco: Coimbra recebe a primeira edição da SoapBox Science

Evento, que decorre a 23 de novembro, dará destaque a 12 cientistas da UC; inscrições abertas até 16 de setembro

08 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Promover as mulheres e a sua ciência é o foco da iniciativa global de comunicação de ciência SoapBox Science, cuja primeira edição na cidade de Coimbra decorrerá no próximo dia 23 de novembro. A iniciativa transforma locais públicos, como parques, ruas e praias numa arena de aprendizagem pública e debate científico.

A primeira edição em Coimbra, dinamizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC) da UC, vai destacar 12 mulheres cientistas da Universidade. Na iniciativa, as cientistas são desafiadas a subir a uma caixa de madeira e, sem microfone, apresentarem a sua investigação de uma forma simples e compreensível pelas ruas de Coimbra, desde a Alta até a Baixa. As interessadas em participar devem submeter as suas inscrições até o dia 16 de setembro, às 17h, através deste formulário.

Na inscrição, as cientistas devem apresentar a sua área científica, escolher em que idioma gostariam de fazer a sua apresentação, fornecer uma breve biografia de carreira em até 600 caracteres, o link para a sua página de perfil (CienciaVitae, Orcid, etc), redes sociais, além de apresentarem a sua motivação para serem oradoras do SoapBox Science, com uma breve descrição do conteúdo da apresentação (até 200 caracteres).

A edição da SoapBox Science Coimbra quer garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de desfrutar, aprender, interrogar, questionar, interagir e serem inspiradas/os pelas mulheres cientistas da UC. Como destaca Ana Santos Carvalho, coordenadora de comunicação de ciência do Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC), será uma oportunidade de diálogo entre cientistas e de aprendizado na comunicação de ciência. “As nossas investigadoras devem candidatar-se ao SoapBox porque vão não só ter a oportunidade de conhecer outras investigadoras de outras áreas científicas, mas também a oportunidade de melhorarem as suas competências de comunicação para o público em geral, e assim, estarem mais aptas para, no futuro, participarem ainda em mais oportunidades de comunicação de ciência”.

Aceda à página oficial da iniciativa SoapBox Science Coimbra através deste link.