Livros em Acesso Aberto são tema de três eventos online em maio e junho

Projeto PALOMERA pretende reunir editoras, bibliotecários e provedores de serviço para discutir políticas de financiamento

LC
Lorena Caliman
11 maio, 2023≈ 5 mins de leitura

Por que tão poucas políticas de financiamento de Acesso Aberto incluem livros? Como mudar esse panorama? O projeto PALOMERA, iniciativa de dois anos de duração financiada pelo programa Horizonte Europa, busca responder a essas questões e fornecer recomendações práticas. O projeto, iniciado em janeiro deste ano, lança em maio e junho três eventos gratuitos e online que vão envolver três diferentes tipos de partes interessadas: editoras, bibliotecários e provedores de infraestruturas.

Os eventos fazem parte da PALOMERA Series, organizada pela Open Access Books Network (OABN), um dos membros do projeto. A série de eventos oferece um fórum para que todos aqueles interessados na publicação de livros em acesso aberto possam participar no projeto através da OABN, contribuir com seu conhecimento e experiência à medida que o projeto avança, além de oferecer feedback para ajudar a moldar os resultados e as recomendações desenvolvidos no projeto.

Os eventos decorrem nos dias 16 e 17 de maio (editoras e bibliotecários) e 12 de junho (provedores de infraestruturas) com o objetivo de discutir as oportunidades e os desafios que as políticas de financiamento de livros em Acesso Aberto apresentam para o trabalho de cada um desses grupos:

> Terça-feira, 16 de maio, 15h00 (horário de Lisboa) | 16h00 CEST: uma sessão de 90 minutos de envolvimento da Série PALOMERA com editoras. Registe-se aqui.

> Quarta-feira, 17 de maio, 15h (horário de Lisboa) | 16h CEST: uma sessão de envolvimento da Série PALOMERA de 90 minutos com bibliotecários. Registe-se aqui.

> Segunda-feira, 12 de junho, 15h (Portugal) | 16h CEST: uma sessão de envolvimento da Série PALOMERA de 90 minutos com provedores de infraestrutura. Registe-se aqui.

Mais sobre o PALOMERA

PALOMERA significa Policy Alignment of Open Access Monographs in the European Research Area (Alinhamento de políticas das monografias de acesso aberto no Espaço Europeu de Investigação), e o projeto reúne 16 parceiros de países de toda a Europa, co-liderados pela OAPEN e pela infraestrutura OPERAS.

O PALOMERA é relizado de janeiro de 2023 a dezembro de 2024 e financiado pelo Horizonte Europa como parte de sua chamada Reforming and enhancing the European R&I System (Reforma e aprimoramento do sistema europeu de investigação e inovação).

O projeto irá:

• Coletar e analisar uma ampla variedade de fontes de dados relacionadas com a publicação de livros em acesso aberto e com as políticas de financiadores em regiões geográficas, línguas, economias e disciplinas dentro do Espaço Europeu de Investigação (ERA), criando uma Base de Conhecimento que estruturará e disponibilizará conhecimento para explicar os desafios e gargalos que impedem o acesso aberto aos livros académicos.
  • Criar um fórum para financiadores concentrarem-se especificamente nos livros de acesso aberto e questões relacionadas.
  • Produzir recomendações e recursos acionáveis para apoiar políticas institucionais e de financiadores para livros em acesso aberto, com o objetivo geral de acelerar a transição para o acesso aberto a livros.
  • Abordar todas as partes interessadas relevantes (financiadores e instituições de investigação, investigadores, editores, fornecedores de infraestrutura, bibliotecas e formuladores de políticas nacionais), organizando eventos de cocriação e validação durante todo o projeto para garantir que as opiniões e vozes de todas as partes interessadas relevantes sejam representadas.